Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Meios eletrônicos de pagamento já superam uso do dinheiro no Brasil

redacao 24/08/2011
redacao 24/08/2011

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs) em parceria com o Datafolha aponta que os meios eletrônicos de pagamento já superam, em valor, o uso do dinheiro no Brasil.

A versão completa do estudo, que ainda está em finalização, será divulgada no fim de setembro, durante o 6.º Congresso dos Meios Eletrônicos de Pagamento (CMEP), em São Paulo.

Os dados já analisados revelam que os cartões (de crédito, débito e fidelidade) responderam em dezembro de 2010 por 55% do faturamento das lojas, superando o uso do dinheiro em espécie.

Para as famílias residentes nas grandes cidades, 44% dos gastos são pagos com meios eletrônicos e 40%, com dinheiro. Pelos dados do segundo semestre de 2010, 71% dos entrevistados tinham cartões para pagamentos e 67% os utilizavam habitualmente.

Entre os dados que serão divulgados durante o 6.º CMEP estão estatísticas do uso de talão de cheques (em queda), a ascensão das classes D e E no uso de meios eletrônicos e o índice de satisfação nacional de uso, tanto por lojistas como por consumidores.

A pesquisa ouviu cerca de 1,8 mil lojistas em todo o País e 2 mil residentes das principais cidades brasileiras.

Realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Abecs, o 6.º CMEP será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Transamérica Expo Center, na zona Sul de São Paulo.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.