Mercado de recrutamento de executivos tem balanço positivo no primeiro semestre

O balanço do primeiro semestre de 2008 no mercado de recrutamento de altos executivos foi muito positivo, mantendo-se estável em relação a 2007, quando houve um boom na demanda. A conclusão é de Patrícia Epperlein, sócia-diretora da Mariaca, uma das empresas líderes em gestão do capital humano do país. De acordo com dados da empresa, os setores de consumo, automotivo, indústria química, construção e varejo continuam bastante aquecidos, apresentando estabilidade em relação ao mesmo período do ano passado, considerado um semestre muito bom.

Em comparação ao mesmo período de 2007 houve uma queda de 54% nos cargos industriais e um aumento nas áreas financeiras, comercial e de recursos humanos de 11%. "No ano passado foram feitos grandes investimentos no setor industrial. Agora é o momento de administrar esses investimentos, por isso a busca maior por gestores", explica Patrícia.

Para o segundo semestre, o balanço deverá seguir positivo, já que as empresas continuam contratando com o objetivo de dar suporte e administrar os investimentos de 2007. De acordo com Patrícia, a provável alta da inflação em 2008 não terá impacto na demanda por executivos. Ela esclarece que o setor de headhunter é um dos primeiros a sentir os efeitos de uma crise econômica e que, portanto, o mercado continua aquecido. Qualquer reflexo só será sentido em 2009.

O crescimento esperado para este ano é de 20% sobre o resultado de 2007.

Facebook
Twitter
LinkedIn