Mercado reduz Selic e vê menos crescimento em 2012

O mercado prevê que Selic encerrará este ano a 7,25% ao ano, abaixo da perspectiva da semana anterior de 7,50%, depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juros na semana passada, mostrou a pesquisa Focus, do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira,15.

Para 2013, os analistas consultados pelo BC mantiveram ainda a perspectiva de que a Selic fechará a 8 %, mas o Top 5 – grupo formado pelas instituições que mais acertam suas análises- acredita que a taxa ficará nos mesmos 7,25% de agora no final do ano que vem.

O Copom realizou na quarta-feira passada o décimo corte seguido na Selic, desta vez em 0,25 ponto percentual (P.P), para nova mínima recorde de 7,25%, indicando claramente que o ciclo de afrouxamento monetário –iniciado em agosto de 2011 e com o objetivo de estimular a economia- tinha chegado ao fim.

O Copom "entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear", informou o BC na semana passada.

Na próxima quinta-feira, a autoridade monetária divulga a ata desse encontro, cuja decisão de reduzir a taxa básica de juros foi dividida: cinco membros do Copom votaram pelo corte e três, pela manutenção da taxa em 7,50 %.

Facebook
Twitter
LinkedIn