Micro e pequenas empresas ganham manual de inovação gratuito

Com a meta de apoiar empresários e futuros empreendedores nos seus esforços pela inovação, o Movimento Brasil Competitivo, que é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), lança, nesta quarta-feira (2), o Manual de Inovação, com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Destinado a micro e pequenas empresas, o manual apresentará os principais instrumentos de fomento à inovação disponíveis hoje no País, além de informações específicas para 12 unidades da federação: Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal.

Exemplar

Por meio dos Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade, serão distribuídos 2 mil exemplares. Ainda será possível obtê-los gratuitamente na rede de portais estaduais, pelo portal do MBC e portal Mobilizar para Inovar, que podem ser acessados pelo site www.mbc.org.br, e nos quais o manual ficará disponível para download.

Para complementar o manual, também será lançado o Kit Metodológico, um documento em formato de cartilha cujo objetivo é subsidiar o conteúdo do próprio manual.

O documento reúne informações sobre as ferramentas de gestão da inovação, com uma dupla finalidade. A primeira é auxiliar MPEs a implantar processos inovadores. Já a outra é orientar os Comitês Temáticos de Inovação dos Movimentos Estaduais pela Qualidade, Produtividade e Competitividade no trabalho de divulgação e estímulo à inovação com as empresas de micro ou pequeno porte.

Facebook
Twitter
LinkedIn