Micro e pequenas empresas paulistas serão capacitadas para exportar

Donos de micro e pequenas empresas que desejam levar ou mesmo retomar o envio de sua produção ou serviço ao exterior voltam a contar com uma iniciativa que vai auxiliá-los a montar um plano de internacionalização, permitindo a conquista de novos mercados. Estão abertas as inscrições, até o dia 27 de junho, para a formação da nova turma do projeto Capacitar para Exportar, promovido pelo Sistema de Apoio à Exportação (SAX) de Santo André, na região do ABC paulista.

O programa, que tem apoio da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), fornece orientação gratuita às empresas interessadas em exportação. Serão oferecidas aulas com profissionais especializados e visita de consultores às companhias, o que servirá para auxiliar na formulação de um plano de negócios voltado ao exterior, com a indicação, inclusive, de potenciais mercados.

O Capacitar para Exportar é formado por três módulos de cursos (básico, intermediário e avançado), sendo 108,5 horas de treinamento e outras 370 horas de consultoria. As aulas, que têm início previsto para julho, ocorrem duas vezes por semana (terças e quintas-feiras) no período da manhã. Entre os temas abordados estão noções básicas de exportação, elaboração de planejamento estratégico, pesquisa de mercado, incentivos fiscais e práticas de negociação.

As vagas são limitadas à presença de 25 empresas, que passarão por uma análise antes de terem confirmada a sua participação. As inscrições, que são gratuitas, deverão ser feitas pelos telefones (11) 4433 0493 / 4433 0474 ou pelo e-mail sax@santoandre.sp.gov.br. Esta será a terceira turma do projeto, que teve início em 2007. Até o momento, foram atendidas 51 micro e pequenas empresas dos mais diversos segmentos (têxtil, cosmético, gráfico, brinquedo, metalurgia, luminária, alimento, químico, entre outros).

“Nossa intenção inicial não era focar na exportação. Mas como percebemos, ao longo do curso, que atingimos um padrão de qualidade na nossa produção, estamos nos preparando para dar esse importante passo”, afirma o gerente comercial da Pet Star Acessórios, Rodrigo Nicola Delgado. Ele participa, atualmente, da fase final da segunda turma do Capacitar para Exportar.

A empresa, com sede em Santo André, fabrica mensalmente 16 mil peças da linha pet (para animais domésticos), em que se destacam guias e coleiras para cães e gatos. “Por meio do projeto, começamos a elaborar nosso plano de ação. Deveremos começar a exportar no início de 2009 para a Espanha, cujo mercado é o dobro da média do Brasil. Aqui, 40% da população consome algo dessa linha, enquanto lá a comercialização chega a praticamente 100%, o que demonstra seu alto valor agregado. Enquanto no nosso país um produto custa R$ 4, na Espanha seu valor é de 12 euros”, conta Rodrigo Delgado.

O SAX presta consultoria gratuita às micro e pequenas empresas que desejam levar sua produção para o exterior. Entre outras ações, são promovidas visitas técnicas para mostrar os mecanismos de exportação existentes por via aérea e marítima e pelos Correios, além de estimular a participação de empresários em feiras, congressos e rodadas de negócios.

Facebook
Twitter
LinkedIn