Micro e pequenas empresas puxam queda na demanda por crédito em outubro

A demanda das empresas por crédito caiu em outubro pelo segundo mês, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira. A quantidade de empresas que procurou crédito recuou 4,4% na comparação com setembro.

Em relação a outubro de 2009, a demanda cresceu 2,5% e, no acumulado deste ano, avançou 6,9% sobre o período de 2009.

Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo recuo da demanda por crédito (queda de 4,6% em relação a outubro). Nas médias empresas a queda mensal verificada foi de 0,4%. A procura por crédito em outubro somente exibiu variação positiva nas grandes empresas, as quais registraram elevação de 0,6%.

No acumulado deste ano, as grandes empresas lideraram a procura por crédito: crescimento de 9,5% na comparação com os primeiros dez meses de 2009. As micro e pequenas empresas totalizaram elevação de 7,8% na demanda por crédito durante o período.

Já as médias empresas registraram recuo de 8,8%, isto porque, explicam os economistas da Serasa Experian, muitas delas são empresas exportadoras, ainda encontrando um mercado externo pouco dinâmico, e sujeitas a uma taxa real de câmbio relativamente valorizada.

Segundo os economistas, o recuo é explicado pela sazonalidade do período, "dado que a atividade produtiva, sobretudo no setor industrial, é mais fraca no último trimestre do ano. Logo, a queda da demanda por crédito no mês passado não pode ser encarada como uma reversão de tendência". Assim, a expectativa é que, nas comparações anuais ( na relação com os mesmos meses do ano passado), a demanda das empresas por crédito deverá continuar registrando variações positivas ao longo do quarto trimestre.

REGIÃO

Todas as regiões do país registraram queda nas demandas das empresas por crédito em outubro. A maior delas ocorreu na região nordeste, com recuo de 7,4% em relação a setembro, seguida pelas quedas de 5,7% ocorrida no centro-oeste e de 4,7% no sudeste. Nas regiões sul e norte, as quedas em outubro foram menores: -1,2% e -1,9%, respectivamente.

No acumulado do ano (janeiro a outubro de 2010), a região nordeste encontra-se na liderança do crescimento da demanda por crédito: alta de 10,6%. O centro-oeste surge na segunda colocação, exibindo crescimento de 9,3% nos dez primeiros meses de 2010. A região norte, com alta de 7,1% no acumulado do ano, aparece na terceira colocação, seguida de perto pela região sudeste (crescimento de 6,4% frente ao período de janeiro a outubro de 2009). Na última posição encontram-se as empresas da região sul com crescimento de apenas 4,5% em suas demandas por crédito.

SETOR

A maior queda na procura das empresas por crédito em outubro ocorreu no setor de serviços, com baixa de 5,3%). As empresas industriais e do comércio exibiram recuos idênticos de 3,9% em suas demandas por crédito durante o mês de outubro.

No acumulado de janeiro a outubro (comparativamente ao mesmo período do ano passado), as empresas do setor comercial, com alta de 7,8%, encontram-se na liderança da procura por crédito.

Logo em seguida figuraram as empresas de serviços, com variação acumulada de 6,6% sobre o acumulado de janeiro a outubro de 2009. Por fim, a maior exposição do setor industrial ao cenário externo, ainda adverso, e ao câmbio valorizado, faz com que este setor apresente um avanço de apenas 4,2% em sua demanda no acumulado dos primeiros dez meses deste ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn