Micro e pequenas empresas voltam a ter queda de empregos

As micro e pequenas empresas voltaram a apresentar um saldo negativo de geração de empregos no mês de outubro. Depois de dois meses consecutivos com maior número de admissões do que de desligamentos, os pequenos negócios encerraram 15,4 mil vagas. Nos meses de agosto e setembro foram criadas 12,7 mil.

Apesar disso, o número de vagas encerradas nos pequenos negócios em outubro é quase quatro vezes menor que das empresas de médio e grande porte, que demitiram 56,8 mil empregados. Quando comparadas as demissões no acumulado do ano, os pequenos negócios encerraram 46,5 mil vagas, número 15 vezes inferior que ao das empresas de maior porte, que acumulam um saldo negativo de 720,9 mil.

“A retomada do crescimento da economia passa pelos pequenos negócios. Durante dois meses, mais contratamos que demitimos, mas para continuarmos com um bom desempenho é necessário mais crédito e possibilidades de renegociação de dívidas”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Apesar de o setor Serviços ter encerrado vagas no mês passado (1,7 mil), ele é o que apresenta no acumulado do ano o maior número de geração de novos postos de trabalho. Nos dez primeiros meses de 2016, as empresas desse setor criaram 113,9 mil novas vagas de emprego. Serviços e Agropecuária são os dois únicos setores que apresentam um saldo positivo no ano.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn