Microfranquia de seguros reestrutura suporte para fortalecer vínculo com franqueados

A Bidon fez alguns investimentos, como cursos e uma nova plataforma de ensino para melhorar a capacitação dos seus investidores

Redação 13/03/2018
Redação 13/03/2018

Para que uma franquia se torne sucesso é necessário um bom planejamento. É fundamental que franqueados e funcionários estejam em sincronia, já que eles são os responsáveis por representarem a marca através de seus serviços e buscam os objetivos da empresa.

Para que essa sincronia ocorra deve-se respeitar um padrão de qualidade e, para isso, um bom suporte para que todas as unidades operem perfeitamente é fundamental. Treinamentos e transferência de know-how por meio de plataformas online, consultorias, entre outros, é imprescindível para manter o franqueado apto a comandar os negócios de forma segura e com qualidade.

A falta de suporte aos franqueados é o que mais tem motivado os processos judiciais, para se ter uma ideia, de 100 processos que envolvem franquias, 30 é devido à falta de suporte ao empreendedor. Henrique Mol, diretor executivo da Bidon Corretora de Seguros, conta que o suporte de qualidade ao franqueado deve ser visto como uma obrigação da franqueadora. “Entendemos que para qualquer tipo de problema que o franqueado possa ter, seja por dificuldade nas vendas ou na parte operacional, devemos estar altamente preparados para oferecer este apoio. Afinal, é no momento de dificuldade que o franqueado irá avaliar a qualidade e o grau de preocupação que a franqueadora deposita em seu pós-venda. Devemos também partir do objetivo que franqueado satisfeito tem determinação e motivação para produzir cada vez mais”, avalia.

 

Para conseguir estar mais próximo do franqueado, a Bidon entende que hoje é preciso atualizar ferramentas de acordo com a modernização e, por isso, é fundamental manter essa linha de comunicação através de redes sociais e WhattsApp, além de recursos como ligações ao telefone, conferências via Skype e e-mail. Dentro destes contatos a equipe de relacionamento coleta todas as informações necessárias para criar um mapa de acompanhamento de cada franqueado.

“A nossa equipe vem desenvolvendo e desenhando um modelo de conferência presencial com a rede de franqueados, uma espécie de conferência onde iremos abordar vários temas, com palestras, treinamentos, cursos de coaching e abrindo espaço para que as seguradoras parceiras possam expor seus produtos e apresentar novidades do mercado segurador para o franqueado”, fala o diretor.

 

Henrique salienta que o foco da marca para este ano, além do crescimento em número de franqueados, estará no suporte para que todos esses investidores possam agregar valor em suas vendas. Para que isso ocorra, novos investimentos foram feitos e terão reflexos positivos na rede, como uma nova plataforma de ensino.

A rede investiu nesse sistema com o intuito de buscar maior riqueza em conteúdo e controle para capacitação dos franqueados. A franquia está criando um estúdio na sede do grupo em Belo Horizonte (MG) para produção de conteúdo e também está investindo no crescimento da equipe responsável pelo acompanhamento comercial e suporte aos franqueados, além de capacitação da equipe interna em cursos para desenvolvimento, principalmente com coach, para, assim, oferecer maior suporte no relacionamento com os franqueados da rede.

“O nosso suporte de relacionamento é composto por funcionários que vêm da área de seguros, o que facilita e agrega muito valor ao suporte oferecido ao franqueado, uma vez que quando você possui um especialista no assunto, fica ainda mais fácil para o empreendedor entender e conhecer as peculiaridades do mercado em que estão ingressando”, explica Mol.

 

 

A parte operacional da Bidon é definida de acordo com a demanda normal de uma corretora de seguros, porém cada um dos setores tem o acompanhamento de qualidade para que os processos sejam concluídos de forma rápida e satisfatória ao franqueado. A rede conta com setores como Parcelas em Atraso; Sinistro; Suporte Operacional e Financeiro que oferece ao franqueado todo atendimento preciso quando o mesmo necessita.

“Gostamos de bater na tecla da capacitação sempre. Para que se possa ter um bom funcionamento de qualquer setor é imprescindível que se tenha pessoas gabaritadas para desempenhar tais funções. Algo bastante interessante é a integração direta entre os setores e a diretoria, criando assim uma harmonia no funcionamento da operação”, conclui Mol.

A Bidon oferece estrutura delineada e moldada de acordo com a necessidade do franqueado; suporte e apoio comercial; ações de marketing e é uma das únicas a trabalhar exclusivamente home office, com taxa de investimento de R$11.990,00 (incluso taxa de franquia + capital de giro) e faturamento bruto médio mensal de R$50 mil.

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