Microsoft lança serviço gratuito de armazenamento virtual

A Microsoft anuncia hoje em 38 países, incluindo o Brasil, o Windows Live SkyDrive (http://skydrive.live.com), ferramenta online que oferece 5GB para armazenar, acessar e compartilhar diversos tipos de arquivo com segurança e facilidade a partir de qualquer PC. A solução, precursora no país, congrega todas as funcionalidades do Windows Live e proporciona interação total com o Spaces, a rede social do Messenger.

O lançamento reforça a estratégia de ‘software mais serviço’ da companhia. “O anúncio faz parte do compromisso da Microsoft em oferecer a melhor experiência aos usuários, com completa integração entre software e serviços online de última geração”, afirma Priscyla Alves, gerente de marketing do Online Services Group da Microsoft Brasil.

A fase beta, em operação desde agosto de 2007 nos Estados Unidos, Índia e Reino Unido, contou com a participação de um milhão de usuários.

Como utilizar o SkyDrive

A experiência do usuário é semelhante a do sistema operacional Windows. O SkyDrive permite criar e organizar até 30 pastas e oferece três diferentes níveis de permissão, o Pessoal, o Compartilhado e o Público para cada pasta criada. “Outro aspecto importante é que a transferência de conteúdo (upload e download) inserido no SkyDrive é criptografado, com exceção da pasta Pública, o que garante o sigilo e a privacidade das informações”, comenta Priscyla.

Quando o usuário cria uma pasta Compartilhada, os contatos do Windows Live são automaticamente carregados e os selecionados recebem um email avisando sobre a ação. Neste momento, o usuário também determina quem pode alterar os documentos disponíveis na pasta, por meio de dois níveis de permissão, o Editor que autoriza mudanças ou até mesmo a remoção de documentos ou o Leitor, apenas para consulta.

Para fazer o upload de dados no SkyDrive, basta utilizar o ‘drag and drop’ (arrastar e soltar), com limite máximo de 50MB para cada arquivo. O espaço total de armazenamento de 5GB equivale a cerca de mil músicas, mais de 30 mil documentos do Office de tamanho médio ou 30 mil fotos digitais em uma resolução de 1200×1200 pixels.

Facebook
Twitter
LinkedIn