Ministério do Trabalho lança plano de microcrédito para empreendedores

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) irá lançar, no dia 13 de março, o primeiro Planseq (Plano Setorial de Qualificação) do Microcrédito. O objetivo é capacitar em gestão 3,4 mil empreendedores de atividades produtivas de pequeno porte.

Essas pessoas são beneficiárias de projetos de microcrédito oferecidos pela rede de instituições habilitadas no PNMPO (Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado). O lançamento do plano será feito em Fortaleza.

"Visamos o fortalecimento, o apoio e a sustentabilidade de unidades produtivas de pequeno porte, assim como a integração de políticas de concessão de microcrédito e de capacitação empreendedora", afirma o coordenador do PNMPO, J. Max Coelho.

Benefícios

Pelas estimativas de técnicos do MTE, mais de 10 mil pessoas, como empregados e familiares dos empreendedores, podem ser beneficiadas com essa ação.

"Deve gerar uma dinâmica na economia popular com efeito multiplicador para o desenvolvimento local e territorial, na perspectiva de geração de novas ocupações ou postos de trabalho", comenta Max Coelho.

O Planseq-Microcrédito custa R$ 1,8 milhão, sendo que R$ 1,6 milhão são provenientes do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e o restante, da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, órgão vinculado à Universidade Federal do Ceará, que irá executar o plano.

O projeto foi elaborado pela Comissão de Concertação, formada por representantes de entidades operadoras de microcrédito, e deverá ser promovido em 17 estados.

O plano também apresenta cinco eixos de ação: formação de empreendedores, formação de instrutores, apoio à comercialização, apoio à organização e laboratórios.

Facebook
Twitter
LinkedIn