Ministro admite necessidade de conter calçados chineses e diz que fará pacote de estímulo

Ministro Fernando Pimentel admite a necessidade de medidas para conter importações de calçados chineses e diz que governo prepara pacote que vai estimular o desenvolvimento da indústria do couro

A necessidade de estabelecer um conjunto de medidas para proteger o setor coureiro-calçadista foi admitida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O anúncio de que o governo prepara um pacote de medidas na área de comércio exterior foi feito nesta segunda-feira (17), na abertura da Couromoda 2011, em meio a reclamações do setor em relação à balança comercial desfavorável e à invasão de produtos chineses no País.

Segundo o ministro, o pacote de medidas, ainda sigiloso, deve incluir redução de impostos sobre a folha de pagamento, punição aos produtos chineses que driblam as medidas regulatórias atuais, por meio da triangulação da exportação, e incentivos ao aumento da exportação de calçados e produtos de couro brasileiros. “As medidas necessárias e eficientes já estão sendo preparadas. Em breve estarão sob análise do Congresso, para que o Brasil possa, de fato, encontrar o caminho da competitividade”, afirmou.

“É dever e compromisso deste governo defender a indústria brasileira”, reforçou o ministro. Segundo Pimentel, o governo tem dado atenção à denúncia feita pelo setor de calçados brasileiros quanto à importação de produtos chineses maquiados. De acordo com o setor, indústrias chinesas têm enviado calçados a países como Vietnã, Malásia e Indonésia, que repassam a mercadoria, importada pelo Brasil.

“Não podemos competir quando as condições são tão desiguais como esta que está se consolidando no mundo de hoje. Vamos claramente assumir esta postura. Estamos atentos à triangulação que está sendo apontada pela industria de calçados. Brevemente vamos tomar medidas quanto a isso”, ressaltou.

Ao lado de várias autoridades e representantes do setor, Pimentel participou da abertura da 38ª edição da Couromoda, na capital paulista. O evento, realizado anualmente, é o maior do setor na América Latina, e reúne empresas responsáveis por 90% da produção brasileira no setor de couro e calçados.

Fomento industrial

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, aproveitou o evento para anunciar o aumento nas linhas de crédito voltadas para o setor. Por meio da Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento, serão ampliadas as ofertas para pequenas e médias empresas que quiserem investir em capital de giro e aquisição de equipamentos. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae.

A parceria, que também conta com o apoio do BID, será voltada para o aumento da competitividade e incluirá a instalação de um núcleo de inteligência do setor coureiro-calçadista que terá como focos formação, tecnologia, design e centros de excelência. “Através desta parceria, vamos instalar o núcleo de inteligência do setor coureiro-calçadista, buscando mais competitividade”, ressaltou..

Facebook
Twitter
LinkedIn