Ministro das Relações Exteriores afirma que real muito valorizado pode preocupar

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o fortalecimento do real tem tido impacto positivo sobre a economia até o momento, mas que uma apreciação maior poderá se tornar uma preocupação. "De modo geral, o impacto (de um real forte) tem sido favorável", disse o chanceler brasileiro, em entrevista durante seminário em Cingapura. "Se a taxa de câmbio continuar a subir, poderá se tornar uma preocupação".

Ontem o dólar comercial fechou cotado a R$ 1,669, em queda pelo nono dia consecutivo no mercado interbancário de câmbio. É a menor taxa desde maio de 1999.

Amorim afirmou que as exportações brasileiras, de modo geral, continuam a crescer, apesar do real forte, mas que alguns setores já sentem o impacto negativo da apreciação da moeda.

Comércio

O ministro disse estar esperançoso de que um acordo seja fechado até o final de 2008 nas negociações globais de comércio da Rodada Doha, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). "Vejo as discussões progredindo em Genebra", afirmou. "Há chances de finalização este ano".

Segundo ele, os países desenvolvidos, "que tem mais", deveriam fazer concessões maiores na próxima rodada de negociações, em abril. As informações são da Dow Jones.

Facebook
Twitter
LinkedIn