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Mobile payment e vendas diretas: união que pode dar certo

redacao 16/07/2012
redacao 16/07/2012

A oferta de produtos e serviços pela internet, por meio de lojas virtuais, vem sendo alavancada por novas formas de pagamento, como o mobile banking, tornando-se um canal importante na hora de concretizar as vendas. A concorrência da web, porém, não ameaça um dos setores mais antigos do Brasil: a venda direta – ou de porta em porta como muitos falam –, que também pode ser beneficiada pelo mobile payment, no qual o celular substitui cartões ou dinheiro vivo. Agora, como o setor de vendas diretas pode se valer dessa nova tecnologia?

Vendas diretas são aquelas feitas através do contato pessoal entre o vendedor e o cliente fora de um comércio ou estabelecimento fixo. Trata-se de um mercado poderoso, que segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) no primeiro trimestre de 2011 cresceu 8,9% em relação ao mesmo período de 2010, com um volume nominal das vendas de R$ 5,8 bilhões.

Negociar diretamente com o consumidor agrega valor ao produto, que é oferecido por meio do relacionamento pessoal estabelecido entre quem vende e quem compra. Apesar do crescimento das transações comerciais pela internet, muitos ainda preferem o contato “olho no olho” e avaliar “nas mãos” o que estão comprando de forma tradicional.

Vender diretamente tem a vantagem de ir até o cliente onde quer que ele esteja com atendimento personalizado e diferenciado, além da conveniência de hora e local para o consumo e compra de bens e serviços. E mais ainda, possibilita muitas vezes o cliente levar o produto na hora, diferentemente da compra pela internet.

Agora com o mobile payment, qualquer profissional que trabalhe com vendas diretas poderá comercializar seus produtos com a ajuda do celular. O consumidor pode ou não pagar com cartões ou dinheiro, o que facilita as compras. Os vendedores que oferecem atendimento personalizado a esses clientes também serão beneficiados, ganhando agilidade nas ações de venda e tendo maior controle sobre aquilo que comercializam. Além da facilidade na hora de gerenciar os pagamentos, melhorando o sistema de compra e venda dentro do setor.

Incorporar o mobile payment ao setor de vendas diretas irá unir uma das tecnologias mais avançadas no que diz respeito aos pagamentos atualmente ao sistema tradicional de vendas, baseado no contato pessoal junto aos clientes. Isto proporciona maior satisfação pessoal e qualidade no atendimento, rompendo barreiras e construindo um novo formato de negociação.

João Moretti é diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas.

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