Morre um dos maiores empreendedores do Brasil

Imagem: Eduardo Knapp/Folha

O empresário Antônio Ermírio de Moraes, presidente de honra do Grupo Votorantim, morreu na noite deste domingo (24) na capital paulista, aos 86 anos, por insuficiência cardíaca, segundo a assessoria de imprensa da empresa.

Engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines, nos Estados Unidos, Antônio Ermírio iniciou a carreira no Grupo Votorantim em 1949, sendo o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955. O grupo está presente em mais de 20 países, nos segmentos de metais, cimento, papel, química, eletricidade e sucos.

Antônio Ermírio era um dos empresários mais bem-sucedidos e um dos homens mais ricos do Brasil, com fortuna avaliada em quase 4 bilhões de dólares, segundo a Forbes. Moraes também se lançou candidato pelo PTB ao governo de São Paulo, em 1986, mas acabou perdendo para o ex-governador Orestes Quércia (PMDB).

Pela intensa atividade social e pela trajetória empresarial ascendente, o empresário é um ícone da classe empresarial industrial, sendo homenageado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que lhe entregou o título de presidente emérito da entidade, em 7 de novembro de 2005.

A Fiesp emitiu nota na qual lamenta sua morte, “um dos mais importantes líderes empresariais do país”. Na nota, a Fiesp lembra que, em mais de 50 anos de vida empresarial, Antônio Ermírio participou ativamente dos principais temas do país e nunca deixou de defender suas convicções para construir um Brasil melhor. “Destacou-se também como cidadão brasileiro, no mais verdadeiro sentido da palavra, levando seu brilhantismo às ações voltadas às áreas social, da saúde, artística e política. Perdemos um parceiro, mas seu nome sempre foi e sempre será inestimável referência à história da indústria”, diz a entidade.

O currículo exibe ainda o Prêmio Eminente Engenheiro do Ano, mérito reconhecido em 1979. Em 2003 recebeu a Medalha do Conhecimento do Governo Federal. Moraes também se dedicou à filantropia, atuando em instituições como a Cruz Vermelha Brasileira e a Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo. Escreveu e produziu três peças teatrais, com foco nos problemas brasileiros, sendo membro da Academia Paulista de Letras.

Em nota, a Votorantim também lamentou a morte do empresário. “Com o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos. Dr. Antônio deixa a esposa, Dona Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos”.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o empresário foi um modelo de industrial e de cidadão por suas ações em favor do desenvolvimento e da redemocratização do país. “Obstinado na conquista de seus objetivos, Antônio Ermírio nos lega um importante exemplo com sua vida de empreendedor e de defensor da ética nas relações humanas. Deixa, também, um admirável trabalho em favor da educação e da saúde dos brasileiros mais pobres, por meio de obras sociais a que se dedicou pessoalmente”, diz em nota a Confederação.

O corpo do empresário está sendo velado desde as 9h no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa e será enterrado às 16h no Cemitério do Morumbi, na capital paulista.

Facebook
Twitter
LinkedIn