Movimento de consumidores nas lojas cai 1,6% em janeiro, diz Serasa

 O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país recuou 1,6% no primeiro mês do ano na comparação com dezembro, já descontadas as influências sazonais. Foi o primeiro recuo mensal deste indicador após três meses consecutivos de variações positivas, segundo indicador divulgado nesta quinta-feira pela Serasa Experian.

O segmento que puxou o recuo foi o de veículos, motos e peças, com queda de 2,9% no movimento dos consumidores nas lojas especializadas. Outro segmento que contribuiu para a variação negativa foi o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que recuou 1,7%.

Segundo os economistas da Serasa, a entrada do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) mais elevado para os carros importados impactou o fluxo dos consumidores nas lojas do ramo no mês de janeiro de 2012.

"Além disto, as fortes chuvas, especialmente no centro-sul do país, atrapalharam o movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, levando este segmento do varejo a antecipar a liquidação de verão neste ano, o que normalmente acontece somente após o Carnaval", diz a Serasa em nota.

DESACELERAÇÃO

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 6,4% atividade varejista nacional, "prosseguindo no processo de desaceleração das taxas de crescimento anuais, fato que vem ocorrendo desde o final do primeiro semestre do ano passado".

"Este resultado sinaliza que, em 2012, dificilmente a atividade varejista irá superar o crescimento de 8,7% verificado no acumulado do ano de 2011", dizem os economistas da Serasa.

Facebook
Twitter
LinkedIn