Movimento no setor de turismo está normal, apesar do excesso de chuvas no estado fluminense

Movimento no setor está normal, apesar do excesso de chuvas no estado fluminense e algumas regiões, segundo diretor da Abav

Verão significa sol, praia, piscina, muita diversão e, também, chuvas. Mesmo que elas estejam ocorrendo em excesso em algumas regiões do país e provocando enchentes catastróficas, como ocorreu na Região Serrana do Rio de Janeiro, o movimento de turistas na grande temporada de férias continua normal. Essa é a avaliação de Leonel Rossi Jr, diretor de relações internacionais da Abav Nacional.

“Nada demonstra que o verão deste ano deixará de ser melhor do que o de 2010. Quem viaja no verão, sabe que a chuva está na programação. Chove e depois faz sol”, afirma Rossi. Não há cancelamentos significativos de pacotes, nem de reservas no setor hoteleiro, até o momento, segundo ele. Apenas em áreas em estado de calamidade, como Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, no estado fluminense, é que houve desistências, obviamente. Nessa região, o turismo gera ocupação de pousadas, explica ele. "Grande parte das pessoas que para lá se dirigem possui casas e apartamentos para veraneio", argumenta Rossi.

O diretor da Abav estima que o faturamento do setor deve ficar entre 10% a 15% superior ao do verão 2010. “As vendas internacionais foram muito fortes”, destaca. Outro aspecto que chama a atenção é o fato de os brasileiros estarem comprando muito nos países visitados. “Voltamos a situação de anos atrás. Os turistas brasileiros estão viajando e comprando por causa da confiança na economia, da estabilidade no emprego e do dólar barato”, justifica.

Em relação ao carnaval, a expectativa do setor é positiva, porém, não é alta. "As pessoas estão gastando no verão, e como o carnaval é em março, talvez viajem menos nessa ocasião". A novidade é que a capital paulista se tornou um novo pólo carnavalesco nos últimos três anos. "Os desfiles são bons e há boa agenda na cidade", justifica.

Em termos de movimentação de turistas estrangeiros no país, a situação é inversa. “Nos últimos três anos, o Brasil estagnou em 3 milhões de estrangeiros por ano”, afirma Rossi. “Somos um destino muito caro. Atualmente ficamos mais caros do que Nova York e Paris”, compara. Os custos da hotelaria no Rio de Janeiro, por exemplo, estão especialmente altos, avalia. Por outro lado, o número de navios estrangeiros na costa brasileira, em 2011, aumentou para 20. No ano passado, foram 16, que transportaram 800 mil turistas ao longo do nosso litoral, informa Rossi.

Facebook
Twitter
LinkedIn