Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Mudança de identidade visual melhora resultados de empresas em crescimento

Carla Kempinski 26/06/2013
Carla Kempinski 26/06/2013

Pequenas e médias empresas que experimentam o crescimento, muitas vezes se deparam como um problema: a marca criada no início do negócio está defasada, ou seja, não passa mais para o mercado a mensagem correta ou a imagem adequada. É neste momento que o empreendedor se vê obrigado a mudar a sua identidade visual, uma decisão às vezes difícil, que exige desapego e uma boa dose de coragem, mas que costuma dar muito certo.

“O que vemos é que muitas empresas que estão crescendo têm marcas que foram criadas de forma caseira e amadora lá no início da operação, quando não havia dinheiro suficiente para contratar um profissional. Outras simplesmente mudaram e agora, ao se depararem com novas exigências de mercado, percebem que investir em branding é vital para o futuro do negócio”, afirma Guilherme Sebastiany, especialista da Sebastiany Branding.

VIRANDO FRANQUIA – Há 20 anos no mercado, a rede de lojas de informática Nexar é um exemplo de empresa que cresceu e precisou mudar de cara. “Durante o processo de formatação da nossa franquia, tivemos que mudar de marca, pois não conseguimos o registro junto ao INPI para a antiga”, lembra Airton Joaquim, sócio da Nexar.

A empresa contratou um escritório especializado para criar sua nova marca e o processo, segundo Joaquim, foi interessante e surpreendente: “esperávamos um trabalho bem mais simples, voltado apenas ao lado estético. Passamos a entender que uma marca deve ser muito bem estudada, levando em consideração vários fatores na sua criação, como perfil dos sócios, posicionamento, concorrência atual, missão, visão e valores da empresa, entre outros, que aliados ao conhecimento técnico de uma empresa de branding nos permite alcançar um resultado mais consistente e duradouro.  No nosso caso, a nova identidade visual foi essencial para a expansão do nosso negócio.”

FAZENDO ANIVERSÁRIO – A motivação da Giner, empresa de consultoria em áudio e acústica, para mudar de marca foi o seu aniversário de 15 anos. “Estávamos crescendo e mudando para a sede própria, então queríamos aproveitar a oportunidade para renovar tudo, inclusive nossa identidade visual, que foi criada por um amigo. Contratamos uma empresa especializada em branding e adoramos o processo, que nos fez enxergar o nosso próprio negócio de forma diferente”, conta José Carlos Giner, sócio da empresa. O resultado de todas as mudanças, incluindo a nova marca visual, segundo ele, foi a conquista de clientes de segmento antes não atingidos e um aumento de vendas da ordem de 100%.

UNIFICANDO MARCAS – Com uma história de 30 anos, a fabricante de moda infantil Planet Kids tinha um desafio: três marcas diferentes, sendo a mais forte voltada para a indústria, e um público-alvo para atingir: as mães.

“Juntamente com a empresa de branding contratada para fazer a primeira marca da empresa iniciamos um processo de unificação da identidade visual. Eliminamos duas e ficamos apenas com a marca Planet Kids, que ganhou uma nova versão. Foi um processo trabalhoso, mas ao mesmo tempo prazeroso, pois a cada semana víamos a realização de um sonho. Com todos os investimentos que foram feitos, tivemos um aumento considerável em nosso faturamento”, atesta Kleber Palomares, sócio da empresa.

Dicas para criar uma boa identidade visual

O especialista da Sebastiany Branding orienta empreendedores na criação de uma boa identidade visual: “Reserve o tempo necessário ao projeto no seu plano de negócios. Lembre sempre que um projeto feito às pressas significa ou perda da qualidade ou aumento de preços pela urgência do serviço (ou os dois)”. Sebastiany ainda lembra que a marca visual da empresa deve ser feita para durar muitos anos. “Caso ela envelheça rapidamente, o custo maior não é refazer o projeto da identidade visual em si, mas sim substituir toda comunicação já feita com a marca antiga”. Nem sempre o dono da empresa tem o mesmo perfil do seu público, e é ele quem mais deve se sentir atraído pela identidade visual.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.