Muhammad Yunus, Nobel da Paz em 2006, é demitido do banco que criou

Pioneiro da microfinança teria sido nomeado como diretor gerente do Grameen Bank sem aprovação prévia do BC de Bangladesh

Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz em 2006 e pioneiro da microfinança, foi demitido do banco que fundou, o Grameen Bank, após meses de pressão política para que deixasse a instituição. "O Banco de Bangladesh retirou Yunus de suas funções como diretor gerente do Grameen Bank com efeito imediato", informou Muzammel Huq, presidente do Grameen Bank.

De acordo com Huq, a demissão ocorreu porque Yunus violou uma cláusula do regulamento que estabeleceu o banco em 1983 relacionada à nomeação do diretor gerente do banco. "Yunus foi escolhido como diretor gerente do Grameen Bank em 2000 sem a aprovação prévia do Banco de Bangladesh", o que era exigido pelo regulamento, disse Huq, que foi nomeado pelo governo e é abertamente crítico a Yunus.

Em um comunicado, o Grameen Bank contestou a decisão do banco central e afirmou que Yunus permanece no cargo, dizendo que "cumpriu a lei no que diz respeito à nomeação do diretor gerente". "De acordo com os consultores judiciais do banco, o fundador do Grameen Bank e vencedor do Nobel, professor Muhammad Yunus, está adequadamente continuando em seu cargo", disse o comunicado.

Após a divulgação de um documentário norueguês em dezembro, que acusou Yunus e o Grameen de más práticas, Yunus passou a ser criticado pela imprensa de Bangladesh e o banco virou alvo de investigações do governo. Recentemente, Yunus vinha sofrendo pressão do governo para que deixasse o cargo. No começo de fevereiro, o ministro de Finanças do país, A.M.A. Muhith pediu que ele se retirasse do banco e o banco central escreveu para ele afirmando que a ocupação do cargo era ilegal.

Apoiadores de Yunus, incluindo a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson, dizem que existe uma campanha de ataques politicamente orquestrados ao vencedor do Nobel desde que ele rompeu com o primeiro-ministro de Bangladesh, Sheikh Hasina, em 2007. Os dois brigaram quando Yunus propôs a criação de um partido político. Em dezembro do ano passado, Hasina acusou Yunus de tratar o Grameen Bank como sua "propriedade pessoal" e disse que o banco "suga sangue dos pobres".

No mês passado foi anunciado que o Grameen Trust, empresa irmã do Grameen Bank, fará uma parceria com o banco Santander para lançar um programa de microcrédito no Brasil no próximo ano. O banco espanhol deve fazer um investimento total de US$ 6 milhões para a chegada do Grameen ao País. As informações são da Dow Jones.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn