Mulheres elevam participação à frente de pequenos negócios

Empreendedoras aumentaram a presença no comando de micro e pequenas empresas na última década

O empreendedorismo cada vez mais faz parte do universo feminino e a participação das mulheres no mundo dos negócios cresce em ritmo bem mais acelerado do que a dos homes. Entre os anos de 2002 e 2012, o volume de mulheres à frente dos pequenos negócios cresceu 18%, enquanto que o dos homens teve um aumento de apenas 8%, de acordo com pesquisa do Sebrae. E essa tendência deve continuar. As mulheres já estão comandando a abertura de novos negócios no país: 52% dos novos empreendedores – aqueles com menos de três anos e meio de atividade – são do sexo feminino.

Além de investirem no mundo dos negócios, as mulheres também são mais escolarizadas do que os homens, 66% têm o Ensino Fundamental completo ou mais. Esse número é 17 pontos percentuais acima da média apresentada pelo grupo dos homens. Enquanto o tempo médio de estudo delas é de 8,8 anos, o deles é de 7,2. “Uma maior escolaridade significa uma maior capacitação. Isso permite uma melhor qualidade na gerência das empresas e, consequentemente, uma sobrevivência maior do empreendimento”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

As empresárias também estão cada vez mais assumindo importância na vida familiar e sendo as responsáveis pelo sustento da casa. Em uma década, o número de mulheres empreendedoras e que são chefes de família cresceu 70%. Atualmente, 39% das donas de negócios ocupam a posição de chefes de domicílios, há dez anos, eram 27%.

De cada dez empreendedoras no Brasil, sete atuam nos setores de Comércio e Serviços. Do total de donas de micro e pequenas empresas no Brasil, 38% estão no Comércio e 33% nos Serviços. As atividades mais procuradas pelas mulheres ao abrir uma empresa no setor Serviços são as de cabelereiro e manicure, seguidas pelo ramo de bares e lanchonetes. No Comércio, elas estão mais presentes nas vendas ambulantes, de acessórios de vestuário, alimentos e bebidas. Na Indústria, estão 20% das empreendedoras, a maioria envolvida no ramo de vestuário, como a fabricação de roupas sob medida. 

Informações Agência Sebrae

Facebook
Twitter
LinkedIn