Negociação: o poder com o treinamento das técnicas

Você já reparou que nós negociamos o tempo todo, mas muitas vezes nos sentimos frustrados ao chegar ao acordo? Isto acontece porque não temos segurança de que chegamos ao melhor acordo e por isso ficamos com a impressão de que poderíamos ter feito melhor.

Negociar é uma arte e nascemos habilitados para isso. Os bebês, por exemplo, sabem demandar o que querem e vamos nos graduando até os cinco anos de idade. Depois disso, aos sete anos de idade, atingimos o topo da nossa habilidade em negociação e, após esse período, nos encontramos em uma ladeira abaixo, pois com o nosso crescimento e amadurecimento vamos nos colocando restrições do dia a dia, que começam a inibir nossa habilidade natural de negociar, visto que surgem os medos e inseguranças.

Muitos de nós nos perguntamos como é possível testar as minhas habilidades em negociação, pois mesmo sendo um profissional bem sucedido, com vários casos de sucesso, às vezes ainda sentimos dificuldades e insegurança nas negociações. É possível aprimorar as habilidades?

Negociar é como estudar, ou seja, treinar as técnicas para atingir uma negociação bem sucedida pode ser feito através de cursos que abordam com clareza os pontos em que podemos nos aprimorar.

Aperfeiçoar as habilidades de negociação também requer esforço, mesmo que neste processo acabamos e desenvolvemos nossas habilidades na escola da vida, no dia a dia. Mesmo para os negociadores mais experientes e bem sucedidos, há a possibilidade de melhorar quando se treinam para isso. Para nós negociadores normais, com casos de sucesso, e outros questionáveis, podemos melhorar radicalmente com o apoio de instruções de clínicas de imersão em imersão em negociação que podem, por exemplo, trazer resultado de imediato.

Com as técnicas, o negociador passa a ter mais confiança e usar os procedimentos aprendidos e aprimorados para obter alto desempenho e eficiência nos negócios.

José Roberto Ribeiro do Valle é sócio-diretor da Scotwork do Brasil, empresa especializada em técnicas de negociação presente em mais de 30 países.

Facebook
Twitter
LinkedIn