Negócio quente

“Não há limite para a criatividade e somente a imaginação pode limitar o que pode se servir entre duas fatias.” É assim que o empresário Marcelo Politi define o seu negócio. Cada pão recebe cuidadosamente uma camada de recheio, pasta gourmet e salada. Após uma delicada finalização, transforma-se em um produto que vai muito além do que simples sanduíche. Muito comuns na Itália, esses são os tramezzinis, que serviram de inspiração para Politi criar, em março deste ano, a marca Tramezino.

A inspiração veio do hábito dos italianos servirem e comerem lanches frios. “Nas viagens que fazia para lá, eu me perguntava por que as pessoas encomendam lanches quentes no Brasil. Depois de alguns minutos ele perde muito do sabor, da textura, do frescor, enfim, vira outro produto, de qualidade muito inferior ao do momento em que foi feito”, explica. Os tramezzinis, assim chamados os sanduíches gourmet artesanais na Itália, logo conquistaram o gosto do empreendedor.

Com ampla experiência em gestão de negócios, gastronomia e em realização de eventos, Politi percebeu que o mercado brasileiro estava maduro para receber um conceito novo de alimentação. Inserido no segmento de catering, ele destaca que a intenção é oferecer um produto diferente e simples, mas elaborado em seu sabor, prático e ao mesmo tempo elegante na sua apresentação. “Queríamos apresentar este novo conceito de uma maneira fresca e saborosa, da mesma forma que os melhores tramezzinis que eu encontrei na Itália.”

O conceito do alimento vai ao encontro da proposta do estabelecimento. Por ser servido frio, o sanduíche tem uma durabilidade maior e se adapta melhor a encomendas para a casa das pessoas ou escritórios. Essa diferença faz com que ele possa ser oferecido em lugares que vão desde feiras em ambientes fechados até eventos ao ar livre.

Usando recheios que vão desde mortadela a salmão defumado, livros, viagens e internet viram fontes de inspiração para as receitas, que englobam somente ingredientes artesanais frescos. O empresário ressalta que qualquer ingrediente, desde que de boa qualidade em seu estado natural, pode se transformar em um bom e atrativo sanduíche. “As possibilidades de combinação entre ingredientes são infindáveis. Por outro lado, não queremos oferecer tudo para todos. Bolamos algumas categorias e vamos testando novas possibilidades dentro destas categorias”, explica.

Sanduíche é o carro-chefe da marca. Mas o objetivo é ir aos poucos aumentando a grade, principalmente quando se trata do mix servido nos eventos. “Para sermos reconhecidos como fornecedores de excelência no mercado de light catering, temos que expandir o mix”, conta. Para isso, ele espera abrir a primeira loja Tramezino, que oferecerá uma linha de cafés italianos, doces, sucos especiais e, logicamente, o sanduíche.

O investimento para a abertura do Tramezino foi de aproximadamente R$ 700 mil. Apesar do pouco tempo, a resposta dos consumidores já tem sido muito positiva. Mais de 30 mil sanduíches foram produzidos pela companhia até o momento e a expectativa é aumentar expressivamente este número. Tanto é assim que Politi conta que a estimativa inicial de retorno do investimento de dois anos deve ser revisada para baixo em breve.

O cenário em que a marca está inserida vive uma situação favorável. Projeções indicam que o mercado de catering no Brasil crescerá a taxas chinesas nos próximos anos, não só nas grandes cidades, mas principalmente no interior dos estados e no Nordeste do País. “O mercado de food service é um investimento seguro desde que você tenha confiança absoluta na qualidade do seu produto”, afirma.

Com histórico de sucesso na área de eventos, basta observar o currículo de Marcelo Politi para entender a origem dessa visão inovadora. Ítalo-brasileiro, Marcelo Politi é formado em Hotelaria pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suíça, e tem pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Atuou como o mais jovem gerente-geral do grupo de hotéis Sofitel (Accor), com 29 anos.

Atualmente é presidente da Associação de Alumni da Escola Suíça de Hotelaria Les Roches no Brasil e sócio-fundador das empresas Nove Eventos e Frog. Além de ter sido o diretor de operações na T4F, foi o responsável por implementar e gerir a operação do Hard Rock Café no Brasil.

Ao relembrar sua carreira, ele diz que seu maior desafio foi encontrar e manter pessoas boas na equipe. “Digo pessoas boas no sentido do perfil. Pessoas que tenham uma boa base de matemática e de português, que tenham bom raciocínio lógico, que interajam bem com outras pessoas. Quando encontramos pessoas assim, nosso desafio passa a ser estimulá-las para que deem o melhor de si, desafiá-las com projetos cada vez mais interessantes e fazê-las evoluir na carreira e na remuneração. Tudo para não perdê-las.”

Marcelo Politi

Idade: 50 anos
Local de nascimento: São Paulo
Formação: Hotelaria e MBA
Empresa: Tramezino
Ano de fundação: 2012
Ramo de atuação: Sanduíches gourmets artesanais
Cidade-sede: São Paulo
Número de funcionários: 7

Sanduba italiano

A palavra tramezzino foi inventada por Gabriele D’Annunzio como um substituto para a palavra “sandwich”, em uma época em que as palavras de origem inglesa foram banidas do dicionário italiano durante o governo de Mussolini. “Tramezzino” – “tra il mezzo” – significa alguma coisa como “entre duas partes”, que é o princípio do sanduíche, e com a adição do sufixo diminutivo “-ino” criou-se um nome que se popularizou na cultura italiana.

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