Nível de pontualidade nos pagamentos da MPEs atinge recorde em 2010

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas fechou 2010 atingindo o patamar mais alto da sua história.

No ano passado, 95,1% dos pagamentos feitos pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas) aos seus fornecedores, ou 951 pagamentos a cada mil, foram feitos à vista ou com, no máximo, sete dias de atraso.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recorde verificado na pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas em 2010 foi decorrente do forte crescimento econômico, que deve ter alcançado os 7,5%, segundo previsões do mercado. Para este porte de empresas, também houve expansão das receitas, gerando maior capitalização de seu negócio.

Em dezembro, a instituição também registrou leve aumento em relação a novembro, alcançando 95,4%. Frente ao mesmo mês de 2009, quando a pontualidade era de 95,2%, evidenciou-se novo crescimento.

Pontualidade por setor
A pesquisa mostra que, dentre os setores, todos registraram alta, especialmente o comércio, que fechou o último mês do ano com 95,6%. Indústria e serviços mostraram bons resultados e encerraram 2010 marcando 95,3% e 95,1% cada.

Valores pagos em dezembro
Na comparação com novembro, os valores pagos em dia pelas micro e pequenas empresas cresceram 3,7%, alcançando a média de R$ 1.640,70, o mais alto desde abril de 2009.

Frente a dezembro de 2009, esse montante subiu 17,7%.

Sobre a pesquisa
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas se baseia em dados de 600 mil micro e pequenas empresas, em um total de 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn