Nível de pontualidade nos pagamentos da MPEs se mantém estável em outubro

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas manteve-se estável no mês de outubro.

No mês passado, 95,5% dos pagamentos feitos pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas) aos seus fornecedores, ou 955 pagamentos a cada mil, foram feitos à vista ou com, no máximo, sete dias de atraso, o mesmo patamar de setembro.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas poderá recuar um pouco mais nos próximos meses, principalmente devido à efetivação dos pagamentos relativos ao décimo terceiro salário.

Contudo, considerando o último trimestre deste ano, os analistas acreditam que os níveis de pontualidade nos pagamentos devem ser superiores aos registrados no mesmo período do ano passado.

Pontualidade por setor
A pesquisa mostra que, dentre os setores, apenas o de serviços apresentou melhora em outubro, na comparação com setembro, passando de 94,9% para 95,3%.

Os demais setores registraram estabilidade no indicador. O nível de pagamento do setor de comércio ficou em 95,5% e o industrial em 95,2%.

Valores pagos em outubro
Na comparação com setembro, os valores pagos em dia pelas micro e pequenas empresas cresceram 3,9%, alcançando a média de R$ 1.494,55. Frente a outubro de 2009, esse montante subiu 3,6%.

Sobre a pesquisa
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas se baseia em dados de 600 mil micro e pequenas empresas, em um total de 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn