No Rio, Inmetro comemora Dia Internacional do Consumidor com trabalho de orientação ao público

Para comemorar o Dia Internacional do Consumidor e alertá-lo sobre o perigo de falsos fiscais, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza hoje (15), no Largo da Carioca, no centro do Rio, um trabalho de orientação ao público. A ação contará com um espaço, simulando uma cozinha com área de serviço e garagem, além de dois atores que farão papéis de donos de casa.

Na atividade, os agentes do Inmetro vão orientar o público sobre o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), uma iniciativa coordenada pelo instituto e que fornece, por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informações para uma melhor decisão de compra, de acordo com a eficiência energética de determinados produtos.

Para o coordenador do PBE, Marcos Borges, o programa traz benefícios consideráveis ao usuário. “Ele informa prontamente nas etiquetas quais são os produtos classificados em A, que são os mais eficientes, até a letra E, que são os menos eficientes. De forma que ao comprar um produto, o consumidor saiba qual é o que custará menos ao seu bolso".

Os técnicos pretendem ainda orientar o consumidor sobre os falsos fiscais que se apresentam em residências para cobrar altos valores pela troca de produtos certificados, como reguladores e mangueiras de gás de cozinha. Esse tipo de golpe pode comprometer a segurança do usuário.

De acordo com a chefe da Ouvidoria do Inmetro, Julieta Simas, várias denúncias foram recebidas este mês. “Recebemos muitas denúncias de consumidores de todo o Brasil, por meio da ouvidoria, principalmente sobre a atuação ilegal de falsos fiscais, que se passam por profissionais do instituto para aplicar golpes nas residências, lesando o consumidor desavisado”. O Inmetro informa que não atende em residências e que os agentes de fiscalização são os que atuam no comércio.

No evento, serão distribuídos folhetos ensinando como identificar as etiquetas de efeciência energética, e apresentado o site do PBE ( www.inmetro.gov.br/pbe ), onde os consumidores poderão obter mais informações.

Facebook
Twitter
LinkedIn