Nova ferramenta promete comercialização de veículos mais segura

De acordo com a gerente de Comunicação e Produtos da Equifax, Marilene Vadalá, o Equifax veículos possibilitará a bancos e financeiras realizar um processo de concessão de financiamentos, compra, venda e avaliação para seguro de veículos de forma mais segura, o que, segundo ela, contribuirá, conseqüentemente, para a segurança do consumidor.

"Se a concessionária, por exemplo, adquire um automóvel e tem condições de verificar toda a situação dele e fazer uma aquisição segura, conseqüentemente, na hora que o consumidor for adquirir um automóvel, ele terá certeza de que está realizando uma compra segura", disse.

Por meio da ferramenta, as instituições terão acesso a um banco de dados de Pessoa Física, com informações restritivas e cheques sem fundo. Além disso, na hora da compra de um automóvel, as concessionárias poderão consultar a situação do registro do condutor (CNH), do registro do veículo, se o carro ou motocicleta foi a leilão, se sofreu colisão, a situação financeira do veículo, se há débitos, se o veículo é fruto de roubo ou se sofreu adulteração do chassi, e ainda poderão obter o histórico das consultas ao veículo nos últimos 12 meses.

Locadoras
Além das concessionárias, seguradoras e instituições financeiras, as locadoras poderão se beneficiar do produto. Por meio da ferramenta, elas terão condições de analisar a situação do condutor, diminuindo o risco na concessão de locação.

Segundo a gerente, o produto estará disponível a todo mercado brasileiro a partir de 9 de setembro.

Mercado
De acordo com a Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo), o mercado de veículos usados está em expansão, sendo que foram comercializadas 1,039 milhão de unidades no estado, no primeiro semestre deste ano.

No que diz respeito aos preços, no sétimo mês de 2008, o carro usado ficou 0,61% mais barato, conforme apurou a pesquisa mensal da Agência AutoInforme, que acompanha mês a mês a evolução dos preços praticados no mercado.

Facebook
Twitter
LinkedIn