Novas estratégias fortalecem atendimento do Sebrae

 Há 40 anos, o Sebrae dá apoio a quem quer formalizar, abrir ou aprimorar uma empresa. Orientações, informações, consultorias, cursos, feiras, publicações e prêmios são alguns dos instrumentos oferecidos para potencializar os empreendimentos dos clientes no mercado. De janeiro a setembro de 2012, já houve em torno de 3,5 milhões de atendimentos, por meio de diversos instrumentos e canais, para um número aproximado de um milhão de empresas.

O Sebrae atua no cenário que envolve três grandes eixos: inclusão produtiva, gestão para competitividade e inovação. O objetivo desse trabalho é disseminar o conhecimento, essencial num mercado globalizado e que passa por transformações cada vez mais constantes.

Nessa estratégia, realiza os programas Sebrae Mais voltado para pequenas empresas que pretendem se desenvolver no mercado; Agentes Locais de Inovação (ALI); Sebraetec, composto por consultorias de inovação e tecnologia; Negócio a Negócio, que atende diretamente nos estabelecimentos; Sebrae nos Territórios da Cidadania, em parceria com o governo federal; e Sebrae 2014, para despertar os empreendedores sobre as oportunidades emergentes com a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Segundo a gerente de Atendimento Individual do Sebrae, Jaqueline Almeida, a instituição busca uma abrangência cada vez maior de atuação, por meio do programa Negócio a Negócio, presencialmente nos pontos de atendimento, pela Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800) e a distância. “Queremos aumentar a capilaridade de nossa atuação, para contribuir no aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do país”, afirma a gerente.

Jaqueline informa que o Sebrae aposta em desenvolver e utilizar novas plataformas tecnológicas para atender à demanda. Até agosto de 2012, por uma ação espontânea, mais de 350 mil alunos se matricularam nos cursos de educação a distância (EAD) do Sebrae. Para 2013, esperam-se dois milhões de estudantes matriculados nesse sistema, além dos atendimentos que serão realizados pela nova plataforma digital. “Esse formato contribuirá para democratizar o acesso ao conhecimento. Os próprios pontos presenciais se valerão desses recursos”, diz Jaqueline.

Em 2011, o Sebrae realizou 2,6 milhões de atendimentos por meio da Central de Relacionamento. O serviço funciona para todo o Brasil pelo número único 0800 570 0800. No mesmo ano, o Portal Sebrae registrou 21,1 milhões de acessos. Ainda em 2011, foram aproximadamente 1,7 milhão de empresas que buscaram apoio nos pontos de atendimento espalhados pelo país.

No ano passado, o Sebrae Mais atendeu 43 mil empresas; os Agentes Locais de Inovação, 14 mil; o Negócio a Negócio, mais de 448 mil; o Sebratec, 26,7 mil; o Sebrae 2014, 6,1 mil; e o Sebrae nos Territórios da Cidadania, 21,7 mil.

Existem no Brasil 6,8 milhões de micro e pequenas empresas (MPE), que representam 99% do total de negócios, segundo dados do governo federal. Mais da metade delas (51,5%) estão no comércio. Aproximadamente 51% das MPE se concentram na região Sudeste. Cerca de 14,7 milhões (51,6% total) dos trabalhadores ocupados encontram-se nesse segmento.

Facebook
Twitter
LinkedIn