Novo serviço de gestão facilita rotina de empregadores e trabalhadores domésticos

Trabalhar, cuidar dos filhos e ainda se preocupar com afazeres domésticos. Foi tentando descomplicar essa rotina e pensando em alguma solução que de fato pudesse colaborar na administração da casa, que o empresário carioca Patrick Klien desenvolveu o Kucco, uma nova tecnologia que ajuda no monitoramento da jornada dos funcionários domésticos e em demandas como o controle de despensa e a lista de tarefas diárias. O sistema desenvolvido vem de encontro também à dificuldade que muitos empregadores ainda têm na gestão da rotina burocrática e legal dos trabalhadores domésticos, depois que a nova lei entrou em vigor.

“Com a nova lei dos trabalhadores domésticos, tornou-se muito importante alguns cuidados que antes não eram levados tão a sério, como por exemplo, o horário de entrada e saída, horário fixo de almoço, etc. Uma das ideias principais do Kucco é simplificar e tornar o mais transparente possível a relação de trabalho entre o patrão e o trabalhador”, esclarece Patrick Klien. “Sempre procurei no mercado, sem sucesso, alguma solução que me ajudasse nessa questão burocrática da gestão do empregado e que, ao mesmo tempo, auxiliasse com a dos afazeres do dia a dia, como lista de compras, de tarefas e outras atividades. Foi então que surgiu a ideia de desenvolver um serviço que juntasse e simplificasse toda essa rotina. O ponto central do Kucco é simplificar e automatizar a administração da casa”, explica.

O serviço desenvolvido pelo empresário é simples. Através de uma assinatura anual, o Kucco fornece um tablet ao cliente, onde o trabalhador doméstico registra tudo no sistema de forma muito prática.

Controle de despensa

No sistema é possível marcar os produtos que foram usados no dia a dia e saber o que tem no estoque e na geladeira. O patrão, através do aplicativo no seu smartphone, fica sabendo de tudo. “Assim, evita-se aquelas surpresas desagradáveis. Quem nunca, pelo menos uma vez, chegou na hora do café da manhã e descobriu que não tinha leite? Ou então foi tomar banho e descobriu que o shampoo havia acabado? Ou nunca tenha ouvido do funcionário que uma determinada limpeza não pôde ser feita pois faltava algum produto?”, enumera.

Klien explica que o sistema envia notificações para o cliente com todas as informações de estoque da casa, gerando uma lista de compras dinâmica, assinalando os itens que estão faltando e os que estão acabando na despensa, o que precisa ser comprado e na quantidade certa. “Dessa forma, o patrão nunca vai esquecer de comprar algo que precisa ou então comprar algum produto que já tenha sobrando em estoque”, conclui.

Controle de ponto

O funcionário doméstico registra no sistema horário que entra e sai no serviço, como se fosse um ponto digital, com foto e alerta sonoro em tempo real sinalizado no aplicativo do celular do empregador. “Semanalmente o patrão recebe a folha de ponto do seu funcionário, informando exatamente as horas trabalhadas e relatando caso tenha ocorrido horas extras. Mensalmente o Kucco envia os recibos e a folha de ponto devidamente preenchidos, já com os cálculos e tributos”, explica Klien. “Outra funcionalidade importante do Kucco, que muitos empregadores ainda têm dificuldades de resolverem sozinhos, é que com o nosso sistema, o empregador recebe por e-mail, mensalmente, a guia de arrecadação do eSocial (DAE) preenchida. Também é feito o cálculo e controle automático do 13º salário e férias”, explica o empresário.

Rotina de tarefas

O empresário explica que é possível montar no sistema também listas de tarefas para cada dia da semana. “A ideia é evitar que algumas tarefas, que não realizadas todo o dia, sejam esquecidas. Com a lista em mãos, a empregada chega para trabalhar e já sabe tudo que vai precisar fazer naquele dia, sem precisar consultar o patrão”, comenta.

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