Novos meios de pagamento podem reduzir inadimplência, afirmam especialistas

Especialistas que estarão no "Congresso Consumidor Moderno de Crédito e Cobrança", nas próximas quarta (23) e quinta-feira (24), revelam que os novos meios de pagamento podem reduzir a inadimplência.

Por exemplo, novos serviços de pagamento on-line vêm surgindo com o objetivo de beneficiar tanto compradores, quanto vendedores, já que, se o produto não chega, o comprador bloqueia o dinheiro e o vendedor somente envia o produto após confirmação do pagamento.

Cautela é necessária

Para o especialista internacional em relações de consumo e publisher da Revista Consumidor Moderno, Roberto Meir, as empresas precisam estimular o crédito consciente, para não arriscarem o negócio.

"Vivemos um momento de aceleração do crescimento econômico, devido à grande oferta de crédito. Mas é preciso ainda melhorar a previsibilidade de processos e sistemas de recuperação de crédito, inclusive na terceirização dos serviços com empresas de cobrança", explica.

E, apesar de o nível de inadimplência não ter atingido, pelo menos até agora, índices alarmantes, é necessário cautela no que tange operações com meios eletrônicos de pagamento. Deve haver maior profissionalização do setor, com ferramentas mais consistentes para a concessão de crédito.

Vilões da inadimplência

De acordo com a Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), 34% dos paulistanos disseram ter contas em atraso em abril, sendo que a falta de controle financeiro é o principal motivo apontado (41%), seguida pelo desemprego (27%).

Para 52% dos entrevistados, o cartão de crédito é o grande vilão das dívidas. Os carnês vêm logo a seguir, com 21%. Além disso, 18% apontaram os gastos com alimentação como sendo os que mais afetaram as pendências atuais, enquanto 13% acreditam que foram os gastos com vestuário.

Facebook
Twitter
LinkedIn