Número de acessos à internet pelos celulares mais do que dobrou no Brasil

Os brasileiros estão utilizando mais os celulares e PDAs – computadores de bolso, tais como os palm tops -, para acessar a internet. Segundo uma pesquisa da Predicta, esse tipo de acesso mais do que dobrou (+167%) nos últimos seis meses.

Em setembro do ano passado, houve 79 mil acessos via celulares e PDAs. Já em fevereiro deste ano, foram registrados 212 mil. No segundo mês do ano, o iPhone teve um crescimento de 33% nesse tipo de acesso, no mundo. Porém, a tecnologia da Apple deve chegar ao Brasil somente em 2009.

"É um crescimento em progressão geométrica. Para se ter uma idéia, em apenas seis meses contabilizamos 1.129% de aumento no volume de acesso à Internet por meio do iPhone", afirma a diretora de estratégia e inteligência da Predicta, Claudia Woods.

Uso de celulares

A intimidade dos usuários com os dispositivos móveis acompanha a movimentação positiva do próprio mercado. Segundo a empresa de pesquisas européia Informa, em todo o mundo, são 3,3 bilhões de usuários de celulares. Já de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil possui 122,8 milhões assinantes ativos da telefonia celular.

Além disso, segundo o Ibope/NetRatings, 7% desses brasileiros utilizaram o celular para acessar a internet em 2007, o que representa 2,8 milhões de internautas. Com a chegada da tecnologia 3G, esse número deve aumentar ainda mais.

"Este é um caminho sem volta. Vivemos em um mundo 100% on-line, onde podemos acessar e ser acessados rapidamente, e o celular está, cada vez mais, se tornando o instrumento desta conexão", afirma Woods.

Mobile Marketing

Essa tendência também se reflete no mercado de propagandas via celular. De acordo com os dados da Nielsen Mobile, 23% dos assinantes norte-americanos foram expostos a algum tipo de anúncio em seus celulares nos últimos trinta dias. Dessas pessoas, 50% responderam a pelo menos um desses anúncios.

Dados da consultoria ABI Research apontam que esse mercado deverá saltar de US$ 1,8 bilhão, em 2007, para US$ 24 bilhões, em 2012.

O acesso a banda larga também aumentou nos últimos seis meses, em 124%, e até 2010 deverão ser feitas 15 milhões de conexões via banda larga, sendo 3 milhões por meio do celular.

"Esse crescimento irá se confirmar nos próximos anos, por conta dos investimentos já previstos pelas operadoras, que precisam atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente", avalia Cláudia Woods.

Facebook
Twitter
LinkedIn