Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Operação Páscoa vai fiscalizar peso de ovos de chocolate vendidos no Rio de Janeiro

redacao 07/04/2011
redacao 07/04/2011

O peso dos ovos de chocolate comercializados nesta época do ano em lojas especializadas e supermercados vai ter que passar pelo teste do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ). A partir de hoje (6), os fiscais do instituto vão coletar o produto em estabelecimentos das zonas sul, norte, oeste e central do Rio de Janeiro e de cidades da região metropolitana como Niterói e São Gonçalo.

O produto recolhido será levado para um laboratório a fim de verificar peso, tamanho e os brindes colocados no interior dos ovos, geralmente brinquedos, para saber se estão dentro das especificações legais e de segurança.

Segundo Soraya Santos, presidente do Ipem, nos últimos quatro anos não tem sido flagradas grandes irregularidades nos produtos feitos de chocolate. Esse resultado positivo, segundo ela, é fruto de uma fiscalização constante ao longo do ano em itens da cesta básica e nos produtos sazonais, como é o caso dos ovos de chocolate.

“O instituto tem agido em dois setores. Um tem a ver com o peso, quando o consumidor paga, por exemplo, 200 gramas de chocolate, é necessário retirar aquela embalagem toda e pesar só o chocolate. O outro, é a presença de brinquedos, cada vez maior, agregando ao ovo, como forma de atrair crianças. Nenhum brinquedo pode ser comercializado no país, sem a certificação do Inmetro”, disse.

Soraya informou que os consumidores podem ter acesso à lista de itens de Páscoa reprovados pelo Ipem no site do instituto, ou ligar para esclarecer dúvidas ou fazer denúncias no telefone 0800-2823040, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.