Os desafios corporativos da Geração Y

O Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho, pesquisa global encomendada pela Edenred, detentora da marca Ticket, e realizada pela Ipsos, para medir o nível de bem-estar no trabalho, identificou, em sua segunda fase, os principais desafios corporativos enfrentados pela geração Millenials, formada por jovens que nasceram entre os anos 80 e 90.

A primeira fase da pesquisa deu ênfase ao comportamento e às preferências dos trabalhadores no ambiente corporativo. Nessa etapa, o estudo se aprofundou no comportamento dos jovens trabalhadores que cresceram paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia.

Dos 265 entrevistados da geração Y, 40% afirmam que sua principal preocupação em relação ao mercado de trabalho é o nível de salário, que está abaixo do esperado. De acordo com a pesquisa, esse também é o maior desafio para 42% dos profissionais acima de 30 anos.

Em segundo lugar, o motivo que mais preocupa a geração Millenials é a sua permanência na empresa. Por conta do cenário econômico do país, 36% dos jovens profissionais mostram-se receosos em relação a possibilidade de perder o emprego. Dos 802 entrevistados com mais de 30 anos, esse número alcança 40%.

O menor índice de preocupação está relacionado ao tempo que os entrevistados gastam no ambiente de trabalho. O levantamento aponta que 24% dos entrevistados da geração Y afirmam que passam muito tempo trabalhando e, para eles, isso é negativo. Dentre os entrevistados mais velhos, apenas 18% apresentam essa preocupação.

“Na segunda fase do estudo, observamos que, apesar da diferença de idade e da forma como as gerações se relacionam com o mercado de trabalho, as reações diante dos desafios e os parâmetros de avaliação são muito semelhantes, embora apresentem leve variação. Entender esse cenário é essencial para a gestão de talentos. Quando os líderes compreendem as necessidades de seus colaboradores, podem atuar de forma mais efetiva no desenvolvimento e na retenção da equipe”, comenta Juliana Konevalik, Coordenadora de Estratégia e Marketing de produto da Ticket.

Sobre o Barômetro
O Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho é uma pesquisa encomendada anualmente pela Edenred e realizada pela Ipsos que mede a satisfação dos trabalhadores em relação ao emprego formal, ambiente da empresa e os benefícios recebidos. O estudo é feito há 10 anos na Europa e chega ao Brasil pela primeira vez em 2016, ano que a companhia completa 40 anos de atuação no país. Em janeiro, foram ouvidos mais de 14 mil colaboradores em 15 países onde há atuação do grupo Edenred. No Brasil, foram entrevistados 802 trabalhadores registrados.

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