Otimismo do pequeno e médio empresário brasileiro permanece em alta para o 4º trimestre

O Santander e o Insper divulgaram nesta quarta-feira o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) referente ao quarto trimestre de 2012. O índice atingiu 74,6 pontos, aumento de 0,67% em relação ao trimestre anterior (74,1 pontos). “Acreditamos que o resultado reflita a expectativa com as datas comemorativas de fim de ano, Dia das Crianças e Natal, que historicamente contribuem aumento nas vendas do comércio – setor que apresentou maior elevação no otimismo”, explica Marcelo Malanga, diretor executivo de Pequenas e Médias Empresas do Santander. Para o professor do Insper, José Luiz Rossi Júnior, o otimismo do empresariado advém da percepção da redução do risco da economia.

Quando analisadas as diferentes questões que compõem o índice, o destaque positivo fica para o aumento na confiança do pequeno e médio empresário com relação ao futuro geral da economia, que apresentou o maior aumento percentual (4,11%), passando de 71,2 pontos no terceiro trimestre do ano para 74,1 pontos no quarto trimestre. As perspectivas de investimento dos empresários de pequenos e médios negócios permaneceram estáveis em 71,3 pontos, já a intenção de contratação de empregados mostrou queda de 0,92%, passando de 68,2 pontos no terceiro trimestre do ano para 67,5 pontos no quarto trimestre.

Entre os ramos de atividade, o setor comercial se mostrou o mais confiante da economia com aumento de 2,21%, subindo de 73,7 pontos no terceiro trimestre para 75,3 pontos no quarto trimestre. Já com relação aos setores industrial e de serviços houve queda no otimismo. A indústria parece ter encerrado um contínuo processo de aumento da confiança que iniciou no primeiro trimestre, terminando o ano com queda de 2,72% na confiança.  O setor de serviços também está menos otimista, caindo de 73,7 pontos no terceiro trimestre do ano para 73,3 pontos (queda de 0,55%). Comparado com mesmo período de 2011, apenas o setor de serviços apresentou queda.

A confiança do empresário brasileiro de pequeno e médio negócio subiu em todas as regiões do país com exceção do Nordeste. A região Norte possui os empresários mais otimistas e a região Sul apresentou o maior aumento na confiança (1,71%), atingindo 74,4 pontos no quarto trimestre do ano. Embora com um aumento de 0,40% na confiança, a região Sudeste voltou a ser a menos otimista com 74 pontos. A confiança na região Nordeste passou de 75,2 pontos no terceiro trimestre para 74,8 pontos no quarto trimestre (queda de 0,58%).

Metodologia – Lançado em novembro de 2008, o Índice, desenvolvido pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa em parceria com o Santander, tem o intuito de aprofundar o conhecimento a respeito das expectativas do empresariado nacional, contando com divulgações trimestrais. O IC-PMN varia em uma escala de 100 pontos, sendo 100 o nível máximo de confiança. Os dados foram coletados entre os dias 1 a 5 de Setembro de 2012, contando com a participação de 1.200 empresários de todo o Brasil e dos setores de indústria, comércio e serviços.

Facebook
Twitter
LinkedIn