Otimismo dos consumidores cresce em todas as faixas de renda em novembro

Os consumidores brasileiros de todas as faixas de renda registraram crescimento no índice de confiança em novembro, em relação a outubro.

Segundo dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas), no décimo primeiro mês do ano, os consumidores com renda abaixo de R$ 1.200 registraram a maior alta no indicador, de 2%.

Já os consumidores com renda entre R$ 2.101 e R$ 4.800 aparecem em seguida, com alta de 1,5% no índice de confiança, seguidos pelos com renda entre R$ 4.801 e R$ 9.600. Quem recebe acima de R$ R$ 9.601 ficou apenas 0,3% mais confiantes neste mês.

A média brasileira, para todas as faixas de renda, ficou em 1,2%.

Confiança dos consumidores
Em novembro, a confiança do consumidor apresentou alta de 2,7%, registrando 125,4 pontos. O indicador que avalia a situação econômica atual foi o que mais influenciou no aumento da confiança dos consumidores.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 20 de novembro em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.
 

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