Pão de Açúcar deve ter mais 30 hipermercados até 2014

O Grupo Pão de Açúcar, dentro de seu planejamento estratégico de expansão orgânica, para os anos de 2012 a 2014, prevê a abertura de 300 lojas do modelo de proximidade chamado Extra Fácil. Atualmente, o Grupo conta com 70 lojas desse modelo. A rede também projeta a expansão de 30 unidades do modelo hipermercados e outros 30 supermercados.

Segundo o vice-presidente de Relações Corporativas da companhia, Hugo Bethlem, esse modelo de lojas vem apresentando crescimento de vendas no conceito ”mesmas lojas” acima de 15%, porcentual superior ao de outras bandeiras do grupo. "Fizemos mudanças no formato do Extra Fácil nos últimos tempos, que resultaram no aumento da área de padaria e açougue. Além disso, ampliamos a área média de 200 m² a 250 m² para 300 m² a 350 m²", disse o executivo, após participar de evento sobre comunicação empresarial no varejo realizado pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Bethlem destacou que a empresa também foca na expansão de seu modelo de hipermercado, sobretudo nas regiões Nordeste e Centro-oeste do País. O grupo, diz ele, vem desenvolvendo estudos de reposicionamento de produtos dentro das áreas de seus hipermercado. Um exemplo, é a área em teste em um hipermercado de São Paulo, especializada em artigos esportivos. "Queremos levar esse piloto para mais cinco lojas em 2012". Outra iniciativa para a expansão de hipermercados é chegar em cidades com população a partir de 200 mil pessoas. "Há cinco anos só abrimos hipermercados em cidades com 500 mil pessoas", disse Bethlem.

Em relação ao modelo de supermercado, a varejista também projeta um aumento de 30 unidades nos próximos três anos, divididas entre as bandeiras Extra e Pão de Açúcar. O executivo conta que essa expansão se dará não só em grandes capitais como em cidades de médio porte. Ele disse que o foco da companhia neste ano foram as conversões de lojas Compre Bem e Sendas, além do redesenho dessas unidades.

Para 2012, o foco será nas lojas de proximidade (Extra Fácil) e de "atacarejo" com as lojas do Assaí, que serão ampliadas em 60 unidades entre 2012 e 2014, de acordo com informação recente do presidente da companhia, Enéas Pestana.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn