Parceria entre Brasil e El Salvador vai incentivar o desenvolvimento de energias alternativas

Brasil e El Salvador atuarão em conjunto no estímulo à inovação e tecnologia. Acordo nesse sentido foi assinado ontem (29), durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país. O desenvolvimento de energias alternativas está entre as prioridades da parceria, que também tem como foco áreas como tecnologia industrial, gerência de pesquisa e desenvolvimento, incubação de empresas de tecnologia, qualidade e produtividade.

Pelo acordo, Brasil e El Salvador se propõem a executar projetos conjuntos em áreas de interesse mútuo, promover o intercâmbio de informação tecnológica e técnica e de experiências na pesquisa e no desenvolvimento da tecnologia industrial e facilitar a atualização técnica de cientistas e engenheiros por meio do intercâmbio de profissionais.

Também estão previstos no acordo o intercâmbio entre provedores de serviços tecnológicos, a facilitação de visitas de empresários salvadorenhos a indústrias brasileiras e a troca de experiências em apoio à qualidade e produtividade de pequenas e médias empresas.

Durante a visita do presidente Lula, também foram firmados outros dois acordos bilaterais. Um deles prevê a cooperação no setor de turismo. O outro estabelece auxílio jurídico mútuo em matéria penal. No documento conjunto, os dois países destacam a importância de combater “graves atividades criminosas” como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico ilícito de pessoas, drogas e armas de fogo e terrorismo e seu financiamento.

Além do encontro de trabalho com o presidente salvadorenho, Elias Antonio Saca, Lula participou, em El Salvador, do 2º Encontro Empresarial Sica-Brasil, com empresários brasileiros e centro-americanos e da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo das duas regiões. Neste evento, Lula discutiu possibilidades de acordos nas áreas de combate à fome, erradicação da pobreza, biocombustíveis e segurança com mandatários de Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá – países que integram o Sistema para a Integração Centro-Americana (Sica) – e República Dominicana.

Facebook
Twitter
LinkedIn