Parceria prevê R$134 milhões a projetos de pesquisa de alto impacto

Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) formalizam o terceiro acordo de cooperação que vem sendo firmado entre as duas entidades desde 2010, destinado à concessão de bolsas a Agentes Locais de Inovação (ALI) para acompanhamento de projetos inovadores nos pequenos negócios. O programa ALI ajuda as micro e pequenas empresas a implantar novas práticas, com o objetivo de torná-las mais competitivas.

No total, serão oferecidas 4.673 bolsas a empresas de pequeno porte. O acordo contará com aporte de R$ 134 milhões por parte do Sebrae e a parceria pode vir a beneficiar 73,2 mil empreendimentos. Também se espera que sejam produzidos, ao longo do período, 3.660 artigos sobre os projetos desenvolvidos. Conforme explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o objetivo do acordo é viabilizar um novo formato para o Programa ALI, tendo como foco a implementação da Gestão da Inovação nos pequenos negócios com potencial inovador e de alto impacto.

Para se ter ideia do bom êxito da parceria Sebrae-CNPq, ao longo destes sete anos, já foram concedidas cerca de 6.850 bolsas para acompanhamento de mais de 120 mil pequenas empresas. Também foram elaborados 2,8 mil artigos pelos agentes, o que proporcionou o compartilhamento do conhecimento no âmbito do projeto.

Dessa forma, o projeto se firma como importante ator no estímulo da inovação tecnológica e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte. “Hoje, mais de 30% do orçamento do Sebrae são destinados à inovação”, afirma Afif, ao explicar que a instituição é a que mais investe em inovação tecnológica para os pequenos negócios no país.

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn