Parceria quer estimular turismo nacional antes de 2017

redacao 30/09/2013
redacao 30/09/2013

Sebrae e Ministério do Turismo vão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor

Um dos setores estratégicos para a economia brasileira, principalmente diante dos grandes eventos esportivos internacionais sediados no Brasil nos próximos anos, o turismo ganhará o reforço de uma série de ações desenvolvidas pelo Sebrae e o Ministério do Turismo (MTur) até 2017. Nesta terça-feira (1), às 11h, as duas instituições assinam um acordo de cooperação técnica que prevê estudos, certificações, cursos, seminários e outras iniciativas capazes de estimular o crescimento e o desenvolvimento do setor no país. Os investimentos previstos são de R$ 35,5 milhões.

A cerimônia contará com a presença do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e do ministro do Turismo, Gastão Vieira. O Sebrae e o MTur atuam juntos desde 2003. O objetivo dessa nova cooperação será promover o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico dos pequenos negócios do segmento turístico e de sua cadeia produtiva.

“Temos a intenção de tornar o turismo brasileiro mais competitivo e forte, não só pelas circunstâncias dos grandes eventos esportivos que o Brasil está recebendo, mas para o futuro. Por isso, a melhoria da gestão empresarial é fundamental”, afirma Luiz Barretto.  Um dos destaques do acordo fica com uma pesquisa para avaliar o impacto econômico dos meios de hospedagem. O Sebrae e o Ministério do Turismo ainda vão realizar um levantamento sobre o setor de alimentação fora do lar, com suas principais demandas.

Também será dada continuidade ao Índice de Competitividade, um diagnóstico de dezenas de destinos turísticos brasileiros considerados indutores do desenvolvimento regional. O índice permite o planejamento por gestores públicos a partir de fatores como infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

A parceria entre o Sebrae e o MTur prevê ainda estudos para ajudar na formulação e implementação de políticas públicas de caráter legislativo e administrativo para o turismo. Os dois parceiros querem incentivar a certificação e o desenvolvimento de normas para as atividades de meios de hospedagem, de bares e restaurantes, ecoturismo, turismo de aventura e nas áreas de preservação.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.