Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Pequena empresa de Salvador utiliza lixo como oportunidade de negócio

redacao 29/07/2013
redacao 29/07/2013

O ambientalista Guilherme Menezes dos Santos, de Salvador, decidiu em 2010 investir em um empreendimento que tornasse mais visível as ideias relacionadas à consciência ambiental. Nasceu então a Salve Terra, que desenvolve camisetas, bolsas, acessórios e até mesmo móveis para casa com produtos reciclados e sustentáveis. O empresário, que faz sua estreia na Feira do Empreendedor, que acontece de 22 a 26 de outubro, no Centro de Convenções em Salvador, espera atrair mais empresas para enxergarem o lixo como oportunidade de negócio.

Segundo o empreendedor, a loja Salve Terra abandonou o espaço físico para gerar ainda menos resíduos. Hoje, a empresa funciona somente na internet e conta com parcerias virtuais de outros sitese blogs. “Queremos mostrar ao público como é importante a conscientização e as possibilidades de reaproveitamento de materiais que seriam jogados nos aterros sanitários”, afirma.

A Salve Terra faz mesas e bancos com pneus já usados e que serão utilizados na decoração do estande durante a Feira do Empreendedor. A empresa ainda desenvolve embalagens e acessórios de moda totalmente reciclados, além de produzir sabão em barra a partir de óleo de cozinha descartável. “No início, criamos formas de buscar o óleo, mas acabamos formando uma rede de fornecedores. Damos uma destinação ecológica a esse óleo, que seria descartado no meio ambiente. O conceito é não gerar resíduo. Estamos, inclusive, iniciando o trabalho experimental de reciclagem com o azeite de dendê, que vamos comercializar no futuro”, informa Guilherme.

Para a fabricação dos acessórios, como bolsas femininas, são reutilizadas lonas de banners que eram descartadas após campanhas publicitárias. Com garrafas PET, a empresa fabrica ainda pulseiras, colares, brincos e outros acessórios. “O objetivo é mostrar a possibilidade de reaproveitamento. E os acessórios femininos são peças únicas, exclusivas”. 

Para as camisetas, principal produto da Salve Terra, são utilizados, além do algodão, fios de poliéster feitos a partir de garrafas PET e tintas diferenciadas, com menor geração de resíduos. “O forte mesmo são as mensagens de cunho ecológico e social como forma de conscientização”, conta o empresário.

Para conhecer esses e outros produtos que podem tornar a micro e pequena empresa mais sustentável, os interessados já podem se inscrever gratuitamente na Feira do Empreendedor Bahia, por meio do site do evento. A inscrição gratuita estará disponível até o dia 20 de outubro. 

Feira do Empreendedor

Em sua sexta edição, a Feira do Empreendedor da Bahia contará com mais de 120 expositores de franquias, representação comercial, serviços para o empreendedor, máquinas e equipamentos, negócios verdes e sustentáveis e soluções e negócios digitais. Mais informações sobre os espaços e expositores já confirmados podem ser obtidas no site da Feira.

Informações Agência Sebrae

 

2 Comentários

  • Newton Santos3 de janeiro de 2014

    Prezados, Tenho muito interesse em Reciclagem e principalmente na conscientização do Local para Agir Global, preciso também sobreviver e escolhi trabalhar por uma causa maior o Planeta e tentar quebrar os paradigmas desenvolvido pelo ferozes capitalistas do consumo puro e simples….Gostaria se possível que me informassem o site desta empresa..Gostei muito da matéria e quero fazer contato com eles…Um abraço do Newton Santos/São Paulo/Capital.

  • carla3 de janeiro de 2014

    Olá Newton! O site da empresa é o http://www.lojasalveterra.com.br. Abraço e sucesso!

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.