Pequenas empresas terão acesso à inovação e tecnologia

A maior aproximação entre as entidades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e as empresas de pequeno porte vai ganhar novo impulso, a partir do convênio firmado entre o Sebrae e a Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). Esse contato ficará mais estreito por meio da transferência de tecnologia dos Núcleos de Inovação Tecnológica-NIT (hoje 88, no total) para as micro e pequenas empresas. Trata-se de um dos principais desafios na prática da inovação no Brasil, que Sebrae e Fortec dão um passo estratégico para superação.

“O país precisa avançar na melhoria de processo, gestão, novos produtos e serviços e, para isso, inovar é um requisito estratégico. Estamos investindo no estímulo e no fomento à inovação para que os pequenos negócios possam dar um salto de qualidade e competitividade”, disse a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. A parceria, além de ajudar no desenvolvimento dos pequenos negócios do país, propriamente, também tem o objetivo de desmitificar a antiga crença de que as pequenas empresas não buscam a inovação tecnológica, ou porque não se sentem preparadas ou acham que, pelo seu pequeno porte, não têm capacidade para tais empreitadas.

O processo se dará da seguinte forma: o Sebrae ajudará a identificar problemas ou demandas existentes nas empresas, como defeitos em máquinas ou sistemas que possam levar a processos mais econômicos de produção. Com base no que for diagnosticado, será identificado um pesquisador, que já atue em algumas das instituições de pesquisa ligadas ao Fortec e desenvolva trabalho relacionado ao que querem essas empresas. A partir daí, será negociado um contrato, no qual a empresa poderá utilizar o serviço realizado pelo pesquisador e resolver seu problema, bem como melhorar a produção.

Se o caso for de utilização de alguma patente, que possa vir a ser utilizada pela empresa para ajudar no pequeno negócio, será firmado um contrato no qual ficará definido o pagamento de percentuais em royalties por parte do empresário. O convênio Sebrae-Fortec também pode ajudar no caso de uma empresa que esteja empenhada em desenvolver, ela própria, pesquisa para melhorar o negócio.

Facebook
Twitter
LinkedIn