Pequenos negócios recebem prêmio de excelência da ABNT

Premiação mostra a importância de usar normas técnicas para alcançar maior competitividade

Redação 08/12/2016
Redação 08/12/2016

Pequenas empresas que aumentaram a produtividade a partir da adoção de normas técnicas serão reconhecidas na sexta edição do Prêmio ABNT de Excelência em Normalização, que ocorre hoje na sede do Sebrae, em Brasília (DF).

“Trabalhamos com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para ampliar o acesso ao conhecimento pelos pequenos negócios, permitindo que se beneficiem de normas inovadoras e estejam sempre melhorando seus processos para garantir cada vez mais qualidade, segurança e confiabilidade ao consumidor”, afirma a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Para o diretor-geral da ABNT, Ricardo Fragoso, a parceria com o Sebrae permitiu levar reuniões de comissões de estudo a lugares nunca antes visitados, em que normas técnicas e ABNT ainda eram novidades. “Vários são os casos de sucesso relatados por empresários que viram sua empresa crescer e aparecer para o mercado, pelo fato de terem participado do processo de normalização ou por terem aplicado a norma certa para o seu produto ou serviço. Graças à capilaridade do Sebrae conseguimos atingir nacionalmente a nossa missão junto ao pequeno negócio.”

A utilização de normas técnicas tem promovido notável e constante crescimento dos pequenos negócios, como o Hotel Pousada Casa Tasca, de Bento Gonçalves (RS). “Se o empresário quer crescer, precisa acompanhar as tendências e exigências do mercado, investindo em cursos e inovando. Não dá para ficar parado”, afirma Dirce Tasca Ughi, vencedora do prêmio na categoria Serviços, que conseguiu adaptar seu negócio de acordo com os conceitos da sustentabilidade graças a uma das normas técnicas disponíveis para as micro e pequenas empresas. Também será premiada a empresa Minas Laminação Beneficiamento e Comércio de Vidros, de Contagem (MG), na categoria Indústria.

A entrega do prêmio faz parte da programação de um workshop sobre o tema, com início previsto para as 14h30, com a presença da diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, e do diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso.

O evento terá ainda o painel “Demandas e desafios da participação dos pequenos negócios na normalização”, que vai abordar os segmentos de Turismo de Aventura; Sustentabilidade em Meios de Hospedagem; Salões de Beleza; Apicultura; Indicação Geográfica; Equipamentos de ginástica e condicionamento físico. Também haverá um painel sobre as demandas e os desafios da participação dos pequenos negócios na normalização e uma palestra sobre o estudo de tendências de normalização  para o setor de serviços.

Serviço: 

Prêmio ABNT de Excelência em Normalização

Data: 8 de dezembro

Local: Sebrae, 605 Sul, Brasília.

Programação

14h30 – Abertura

15h – Depoimento dos empresários vencedores

15h20 – Painel Resultados para os pequenos negócios dos segmentos apoiados no processo de normalização

16h40 – Palestra Resultados do estudo de tendências de normalização em serviços

17h – Painel Demandas e desafios da participação dos pequenos negócios na normalização

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.