Última edição Edição 262 January 2017 Assine

Pequenos produtores usam tecnologia para reduzir tempo de trabalho

Um dos exemplos o motocultivador, que substitui a enxada e aumenta a produtividade no campo

Redação 13/10/2015
Redação 13/10/2015

Um levantamento feito recentemente pela Federação Internacional de Agricultura Orgânica apontou que o Brasil conta com mais de 12 mil pequenos agricultores e trabalhadores do campo. O país conta com 705 mil hectares destinados a essa finalidade, o que nos coloca na 10ª colocação mundial em extensão de terras destinadas à atividade.

Com o crescimento da atividade no país, os produtores passaram a investir na mecanização das tarefas, com o objetivo de driblar a falta de mão de obra especializada, aumentar a produtividade e, consequentemente, aumentar os lucros.

Um exemplo disso é a Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas), localizada no extremo Sul de São Paulo e composta por pequenos produtores rurais que atuam no cultivo e venda de alimentos sem agrotóxicos. No último mês, por meio de uma parceria viabilizada na Virada Sustentável, os produtores receberam uma doação de alguns produtos da Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, como:  motocultivador, podador de galhos, motosserra e soprador.

A proposta da ação é entregar aos produtores equipamentos da mais alta qualidade e próprios para o produtor rural, proporcionando a redução do esforço físico, o aumento da segurança e a garantia de aumento da produtividade.

“A utilização dos equipamentos melhorou muito o rendimento do trabalho no campo, conseguimos reduzir custos e horas de trabalho. Entre eles, um dos modelos que chamou a nossa atenção foi o motocultivador, que auxilia no trabalho de arar a terra. Com ele, um canteiro que levávamos horas  para fazer, conseguimos concluir em minutos. Para nós, agricultores, esse presente representa uma revolução, pois até então não tínhamos equipamentos bons para ajudar na produção de alimentos. Isso gerou eficiência aos cooperados”, avalia Valéria Macoratti, presidente da Cooperapas e agricultora de Parelheiros.

De acordo com Graziela Lourensoni, gerente de produtos da Husqvarna, a empresa tem a preocupação de desenvolver tecnologias que podem ser utilizadas por qualquer pessoa de forma segura, com custos acessíveis, de fácil manuseio e que exigem menos esforço físico na operação. “Estamos atravessando um período de instabilidade econômica e isso faz com que os produtores procurem alternativas para otimizar os processos no campo e garantir o aumento dos lucros. O nosso objetivo é facilitar o dia a dia do produtor rural”, pontua.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.