Percentual de cheques devolvidos no 1o semestre é o maior em 2 anos

O aumento do endividamento dos consumidores brasileiros contribuiu para que o número de cheques devolvidos no primeiro semestre atingisse o maior percentual em dois anos, segundo levantamento Serasa Experian.

Foram devolvidos por falta de fundos 1,93% de cheques em todo o país entre janeiro e junho, o que corresponde a 9.844.863 unidades.

Somente no mês de junho, o percentual de cheques devolvidos foi também de 1,93%, abaixo dos 2% verificados em maio mas superior que o índice de 1,75% visto em igual período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o dado espelha os mesmos problemas encontrados em outras formas de pagamento e financiamento: expansão do endividamento do consumidor, inflação, altas taxas de juros, aumento do Imposto sobre Operações Financerias (IOF) e as restrições ao crédito adotadas pelo governo na tentativa de conter a pressão inflacionária.

Entre os Estados, Roraima foi o de maior percentual de cheques devolvidos no primeiro semestre (11,87%). São Paulo, por sua vez, registrou o menor percentual (1,46%).
 

Facebook
Twitter
LinkedIn