Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Perspectiva de crédito ao consumidor tem décima queda seguida, diz Serasa

redacao 01/03/2011
redacao 01/03/2011

Pelo décimo mês consecutivo o otimismo para as concessões de crédito ao consumidor com recursos livres registrou queda no País, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, divulgado nesta terça-feira (1).

Em janeiro, o indicador registrou retração de 0,7% – para 99,5 pontos -, o que aponta, segundo as estatísticas verificadas, que a desaceleração deverá prosseguir ao longo de todo o primeiro semestre de 2011.

Conjuntura
Na avaliação dos técnicos da Serasa, o ambiente de aperto monetário (elevações da taxa selic, aumento dos compulsórios e adoção de medidas macroprudenciais), combinado com um nível de endividamento mais elevado do consumidor, determinará uma evolução menos acelerada do crédito ao consumidor em 2011 (com recursos livres).

A projeção informada pelos especialistas se pauta na expansão de aproximadamente 19% registrada no ano passado. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor tem o objetivo de antever, em um horizonte de seis meses, as concessões reais de crédito ao consumidor.

Empresas
Já no Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas pode-se constatar a sua segunda queda mensal consecutiva. Em janeiro, o indicador recuou 0,4%, atingindo o valor de 104,5.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aperto monetário em vigor deverá também produzir impactos restritivos sobre o crédito às empresas.
 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.