Perspectiva de inadimplência das empresas sobe após 20 baixas

A perspectiva de inadimplência das empresas para um horizonte médio de seis meses cresceu 0,3% em janeiro, na primeira alta mensal do indicador após vinte meses consecutivos de quedas, atingindo o patamar de 86,1. O indicador foi divulgado nesta quarta-feira pela Serasa Experian.

O indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da inadimplência. O resultado divulgado, na avaliação da Serasa Experian, sinaliza que a inadimplência das empresas deverá sofrer ligeiras elevações com o menor ritmo de crescimento da economia e com as condições de crédito menos favoráveis em 2011.

Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros mais elevados e os prazos menos elásticos exercerão pressões sobre o custo financeiro das empresas, num contexto de menor expansão da geração de caixa das empresas. Esse cenário "favorece o surgimento de repiques, ainda que modestos, dos níveis de inadimplemento das empresas".

CONSUMIDOR

A perspectiva de inadimplência do consumidor para um horizonte médio de seis meses também cresceu 2,1% em janeiro, registrando o sexto avanço mensal consecutivo, atingindo o nível de 95,4. Esta sequência de elevações mensais sinaliza que a inadimplência do consumidor deverá reverter, ainda neste primeiro semestre de 2011, o longo movimento de queda da inadimplência do consumidor iniciado em meados de 2009.

Na análise dos economistas da empresa, as recentes medidas de aperto das condições de crédito anunciadas pelo Banco Central e o atual ciclo de elevação da taxa básica de juros (taxa Selic) deverão dificultar o equilíbrio orçamentário dos consumidores, agora mais endividados e, ao mesmo tempo, proporcionar um avanço mais moderado da massa real de rendimentos, no médio prazo.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn