Perspectivas negativas para a economia se espalham e bolsas européias caem

As bolsas européias operam em baixa nesta quinta-feira (24). Queda na confiança do empresariado alemão, resultados corporativos aquém do esperado e preços dos metais em baixa pressionam os principais índices da região.

O índice que mede a confiança dos empresários alemães caiu para o seu nível mais baixo desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. De acordo com a pesquisa, a queda nas atividades manufatureiras e de serviços foi a grande responsável pelo recuo.

Em junho, a medida registrou 97,5 em comparação com os 101,2 do mês anterior. O recuo foi maior do que as expectativas de mercado, que giravam em torno de 100,1, dessa forma sinalizando uma maior desaceleração da economia na região.

Desaceleração econômica
Menor crescimento econômico implica uma redução da demanda por energia e matérias-primas, fato que tem impacto direto em companhias ligadas à produção de commodities.

Com a queda nos preços dos metais e do petróleo, as ações da Cairn Energy e Tullow Oil operam em baixa de 6,88% e 6,01% respectivamente. Enquanto os papéis da BHP Billiton caem mais de 1% e Xstrata 2,48%.

Resultados
Os papéis da Daimler, negociados em Frankfurt, registram forte desvalorização de 9,66% após a divulgação de seus resultados trimestrais.

No período, o lucro líquido apresentou queda de 25% para € 1,395 bilhão, devido a litígios com sua unidade da Chrysler.

Petróleo pressiona
Assim como a Daimler, a Ford e a EasyJet apresentaram resultados abaixo das expectativas. A segunda maior companhia aérea de baixo custo na Europa afirmou que seu lucro, descontado do imposto de renda, teve recuo de 46% devido ao ciclo de alta nos preços dos combustíveis.

Repercutindo as expectativas em torno do resultado da EasyJet, as ações das companhias do setor registram forte desvalorização nesta sessão. Dentre as mais afetadas pela alta do preço do petróleo, os papéis da British Airways despencam 7,31%, enquanto aqueles da Air France e Deutsche Lufthansa operam em baixa de 4,44% e 1,1% respectivamente.

Confira a cotação dos principais índices
O índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt se destaca, caindo 0,85% e atingindo 6.481 pontos. Já o FTSE 100 da bolsa de Londres negocia em baixa de 0,65% chegando a 5.414 pontos, enquanto o CAC 40 da bolsa de Paris desvaloriza-se 0,57% a 4.383 pontos.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em leve baixa de 0,45%, atingindo a 3.372 pontos.

Facebook
Twitter
LinkedIn