Pesquisa aponta os motivos de fracasso das startups

Sobreviver ao primeiro ano de negócio não é uma tarefa fácil para as empresas, principalmente no Brasil. Uma em cada quatro startups fecha com menos de um ano de funcionamento, segundo informações da Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira. Outras 50% param de funcionar depois de menos de quatro anos. No total, 75% fecham o negócio com menos de treze anos em atividade.

Com o objetivo de mostrar as falhas e ajudar os futuros empreendedores a não cometer os mesmos erros, a Gama Academy, escola de capacitação de profissionais para startups, preparou um estudo chamado “Cemitério de Startups” que mostra a história de 46 startups que não foram para frente. Além do nome da startup, descrição, cidade, motivo pelo qual faliu e investimento recebido, a pesquisa também mensurou todas as informações e identificou os padrões mais comuns que levaram ao fracasso.

Segundo Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, a ideia do estudo surgiu para mostrar aos alunos da empresa como é difícil empreender do zero e que o melhor caminho é começar trabalhando em uma startup antes de criar sua própria empresa. “Algumas estatísticas afirmam que nove entre dez startups morrem antes mesmo de começar a funcionar, e falhar pode ter seu aspecto positivo – como o aprendizado – porém, acreditamos que é possível aprender muito mais vivenciando o ambiente de uma startup antes de empreender”, explica o empreendedor.

A pesquisa aponta que São Paulo é a cidade onde mais startups faliram, contabilizando 22 empresas fechadas, seguida de Brasília e Belo Horizonte (5 e 3, respectivamente). A capital paulista é a líder entre as cidades que possuem startups falidas, pois é uma das regiões onde existem mais empreendedores.

Para desenvolver o estudo, a empresa se baseou nas descobertas do Bill Gross da Idealab, primeira empresa incubadora de startups dos Estados Unidos, que pontuou aspectos importantes nas startups e realizou um levantamento com 200 empresas que faliram, classificando os motivos do fracasso, que foram divididos em cinco tipos: ideia, time, business modelfunding e timing.

Seguindo esses critérios, o motivo principal do fracasso das startups pesquisadas está no time. Por serem empresas iniciantes e com poucos recursos, muitas vezes os contratados são profissionais que não possuem experiência necessária para ajudar a startup a crescer.

“Notamos que isso é um problema de mercado recorrente. Por isso, criamos o Gama Experience, um treinamento que desenvolve talentos para trabalhar em startups por meio de conceitos, teorias e muita mão-na-massa, proporcionando uma experiência que simula o dia a dia do ambiente de trabalho. As próximas edições do programa acontecem em julho”, explica Junqueira.

Além do time, outro fator que leva as startups a fecharem as portas é a escolha dos sócios, já que grande parte dos empreendedores selecionam seus sócios utilizando critérios vagos, que não são complementares ao seu próprio perfil. Outro dado interessante do levantamento é que o valor total que essas empresas receberam de investimento – e que se perdeu – chegou em R$ 4,4 milhões.

Para Junqueira, o Brasil precisa aprender a fracassar, para entender como empreender da melhor maneira. “Durante a pesquisa inicial foram contatados mais de 80 empreendedores, mas somente 46 aceitaram compartilhar seus casos de fracasso. Esse é um indicador de que precisamos fomentar ainda mais a cultura do ‘fracasso’, pois essas histórias trazem aprendizados extremamente valiosos para todo o ecossistema e representam um grande filtro para investidores selecionarem empresas/startups mais maduras”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn