Pesquisa mostra onde estão as oportunidades de emprego

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

Dados oficiais mostram aumento do emprego em todo o País. No estado de São Paulo, o cenário não poderia ser diferente. Mas quem procura por uma vaga deve ficar em alerta, já que alguns setores se destacam na oferta de postos de trabalho.

No mês de abril, por exemplo, a Indústria da Transformação abriu 53.055 vagas, diante de um total de cerca de 145 mil novos postos em todo o Estado. O setor de Serviços vem na sequência: foram 42.708 somente no mês passado.

Os números são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Atividades econômicas
Outra atividade que merece atenção é a agropecuária, que abriu mais 27.385 oportunidades de trabalho no estado de São Paulo no mês passado, de acordo com a tabela abaixo, que lista todas as atividades e as vagas criadas:

Atividade      Vagas criadas
Indústria da Transformação     53.055
Serviços     42.708
Agropecuária     27.385
Comércio     9.734
Construção civil     8.689
Administração Pública     3.017
Serviço Industrial/Utilidade Pública   272
Extrativista mineral     79

Fonte: Caged (MTE)
@@@
Localidades
Os dados ainda revelam que São Paulo é estado destaque na geração de emprego. Nos primeiros quatro meses do ano, foram abertas 399.285 vagas e, no mês passado, foram 144.939. Dentre as unidades da federação, outra que merece atenção é Minas Gerais, que obteve, no mês de abril, mais 35.594 postos.

Grandes oportunidades também podem ser conquistadas no Rio de Janeiro, onde foram criadas mais 20.824 vagas de emprego. Por motivos negativos sazonais relacionados às atividades de cana-de-açúcar, Alagoas (-10.416) e Pernambuco (-4.029) foram os únicos estados que não expandiram o estoque de emprego no mês de abril.

Exterior versus Brasil

Mesmo sendo a favor de uma experiência internacional para o desenvolvimento da carreira, o Líder da Prática de Consultoria de Remuneração e Recompensas Totais da Hewitt Associates, Renato Rovina, confirma que o Brasil está passando por um bom momento econômico e, por isso, muitas oportunidades estão surgindo.

Os profissionais que, outrora, não perdiam a oportunidade de sair do país, agora, querem voltar.

"O Brasil está atraente para os profissionais. Tem alguns mercados bastante aquecidos, como de TI, o financeiro e o da construção civil". Rovina finalizou dizendo que este é um momento bom para os profissionais trabalharem no Brasil.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.