Pesquisa revela as prioridades dos e-consumidores na hora da compra

Opiniões de outros consumidores estão ganhando relevância na decisão de compra, revela estudo

Redação 17/02/2017
Redação 17/02/2017

Uma pesquisa do Zoom, site e app comparador de preços e produtos, realizada com 4 mil pessoas, em parceria com a Consumoteca, revela que, na hora da compra, o consumidor continua dando prioridade para as lojas em que já teve boas experiências. Em segundo lugar, fica a busca pelo melhor preço, praticamente empatada com os terceiro e quarto colocados: a confiança passada pelas grandes varejistas e as lojas que não tenham tido reclamações em sites como o Reclame Aqui.

Porém, ao longo dos anos, a opinião de outros consumidores, como por exemplo, as avaliações no próprio site da loja, também vem ganhando destaque nesse processo de escolha da varejista. Em 2014, apenas 21% consideravam isso e, no ano de 2017, esse número cresceu para 29%, o que representa um aumento de quase 40%. Hoje, esse critério vem antes da confiança na entrega.

“Os e-consumidores sabem que uma das grandes vantagens da internet é a velocidade na troca de informações entre clientes e o quanto isso impacta na busca, por parte das varejistas, em atingir excelência na experiência de compra”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “Os consumidores estão mais maduros e já se sentem confortáveis com questões básicas do comércio eletrônico como entrega e pagamento, podendo agora priorizar outros aspectos”, complementa Flores.

Em sua quarta edição, o estudo pediu que os respondentes escolhessem até 3 critérios que levavam em consideração nas suas compras online. As opções disponíveis eram: “priorizo as lojas onde já tive boa experiência”, “preço/busco pelo produto mais barato”, “priorizo as grandes lojas”, “vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui”, “confiança na entrega” e “avaliação de outros consumidores”.
Confira abaixo o comparativo dos resultados da pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca sobre os critérios dos e-consumidores para selecionar as lojas em que comprarão:

De uma forma geral como você seleciona a loja que vai comprar online?        
Critério de compra 2013 2014 2016 2017
Priorizo as lojas que já tive boa experiência 31% 37% 39%  

39%

Preço / Busco pelo produto mais barato 19% 32% 37% 32%
Priorizo as grandes lojas 24% 32% 37% 32%
Vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui 27% 29% 33% 32%
Avaliação de outros consumidores 24% 21% 25% 29%
Confiança na entrega 28% 33% 27% 27%

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2017

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.