Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Pesquisa revela que 54% dos brasileiros orientam compra de alimentos pelo preço

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

Levantamento realizado pela Ipsos Public Affairs com 1.204 pessoas revela que 54% dos consumidores orientam a compra de alimentos pelo preço. O quesito sabor (61%) vem à frente e o marca (54%) empata com o preço.

Por outro lado, a busca por alimentos saudáveis é indicada por apenas 35% dos entrevistados. "O brasileiro sente-se confuso na hora de escolher os itens mais saudáveis na hora da compra", afirma Paulo Cidade, da Ipsos.

Informações

Ainda de acordo com a pesquisa, 41% dos brasileiros afirmaram procurar informações sobre alimentação saudável, sendo que no momento da compra, a escolha do produto saudável é mais influenciada pela embalagem (17%), folhetos (9%) e jornais da loja (8%).

Além disso, 75% dos entrevistados gostariam que a indústria tivesse um mecanismo que ajudasse a escolha de produtos saudáveis no momento da compra. Para 48%, atualmente há muitas informações sobre alimentação saudável, mas é difícil aplicá-las ao dia-a-dia.

Preocupação

Considerando os hábitos alimentares, 67% concordam com a frase "hoje me preocupo muito mais com a minha alimentação do que no passado" e 66% com a afirmativa "procuro ter uma boa alimentação para me manter saudável e prevenir doenças".

E a preocupação parece ser colocada em prática, já que 71% dos pesquisados avaliam que se alimentam de forma saudável no almoço, 66% no jantar e 57% no café da manhã. Nos feriados e ocasiões especiais, este índice cai para 47%.

Saúde

Segundo o estudo, a saúde é considerada a principal preocupação por 53% dos brasileiros, sendo que, dentro do tema, o quesito má alimentação da população brasileira foi o terceiro mais apontado, por 72% dos entrevistados.

Por fim, 43% dos brasileiros avaliam sua saúde como boa, 20% como muito boa e 11% como excelente. E questionados sobre se consideram ter um estilo de vida saudável, 80% respondem positivamente.

No entanto, 22% dos entrevistados dizem já terem sido diagnosticados com hipertensão alguma vez na vida, 10% com colesterol alto, 8% com obesidade, 6% com anemia e 6% com diabetes.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.