Pesquisadores da USP criam portal que reúne blogs científicos

Pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto criaram um portal que reúne tudo o que é publicado na internet sobre ciência, em português.

Chamado de Anel de Blogs Científicos, a página consiste em diversos blogs interligados. Nas primeiras semanas, o site já reuniu 20 blogs, e a estimativa é de atingir 200 nos próximos dias. Segundo a Agência USP, os desenvolvedores esperam que a concentração de links aumente o número de visitas nesses blogs, aumentando também a troca de experiências.

Projeto
A idéia partiu da reunião de pessoas que já mantinham blogs ou tinham interessa na divulgação científica. Inicialmente a equipe iria montar apenas um portal, mas com o interesse de outros professores foi criado o Laboratório de Divulgação Científica, para experimentar novas mídias na divulgação dessas informações.

Além do Anel de Blogs Científicos, está em desenvolvimento o C&Tube, um blog exclusivamente com vídeos sobre ciência. Essa página terá somente esse tipo de mídia, que futuramente estará organizada por disciplinas e categorias.

Ambas as páginas poderão ser utilizadas por professores e estudantes como demonstrações e material didático. O portal não hospeda blogs, mas disponibiliza links para eles. Para isso, eles devem estar primariamente escritos em português e ter contudo de divulgação científica.

Facebook
Twitter
LinkedIn